São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

03/09/2025

Tupy lança desafio de inovação em acabamento mecânico

(04/09/2025) – Reconhecida como uma das 20 empresas mais inovadoras do Brasil, a Tupy acaba de lançar mais um desafio em seu Portal de Inovação Aberta. O novo tema é voltado ao aprimoramento dos processos no acabamento mecânico de peças.

O objetivo é encontrar soluções que aumentem a eficiência operacional por meio de automações e ferramentas de apoio, capazes de resolver problemas recorrentes como rebarbas, aderência de metal e de areia, impactando diretamente o desempenho, a durabilidade e a estética dos produtos.

O convite às startups, universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), pesquisadores e empresas de base tecnológica é para que apresentem soluções que já tenham validação funcional comprovada, capazes de viabilizar pilotos ou mesmo aplicação em escala industrial.

Também serão consideradas soluções que permitam a realização de Provas de Conceito (PoC) ou pilotos em ambiente fabril, bem como alternativas com validação funcional em laboratório.

“Inovação é método e não acontece de forma isolada. Ela nasce da troca de experiências, do encontro de diferentes olhares e da construção conjunta de soluções”, afirma Fábio Caramori, gerente de Inovação e Desenvolvimento em Novos Negócios da Tupy. “Com o Portal de Inovação Aberta, criamos um espaço para conectar ideias e talentos que complementem nossas competências internas, fortalecendo a capacidade de transformar desafios em oportunidades”.

Para os participantes, a companhia oferece apoio técnico na validação das propostas, orçamento destinado ao financiamento das provas de conceito e acesso aos parques fabris, além da interação direta com os times de Engenharia e Logística da Tupy.

A multinacional brasileira desenvolve soluções de engenharia customizadas para clientes de diversos setores, como Transporte, Infraestrutura, Agronegócio e Geração de Energia.

De acordo com Caramori, o elevado grau de complexidade, aliado à grande variabilidade de itens, exige processos cada vez mais robustos para atender aos requisitos técnicos e de qualidade.

“E, nesse contexto, o acabamento mecânico desempenha papel crucial. Esse novo desafio em acabamento mecânico é mais uma etapa dessa nossa jornada colaborativa” explica.

 

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.