São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

23/08/2025

TSEA investirá R$ 700 milhões em nova fábrica em MG

(24/08/2025) – A TSEA Energia, fabricante de equipamentos de transmissão e distribuição de energia elétrica, vai investir na construção de uma nova fábrica de transformadores em Contagem (MG), onde já mantém uma unidade fabril. O investimento estimado é de R$ 700 milhões e deve dobrar a capacidade produtiva de transformadores de potência, atual carro chefe da marca.

O investimento em Contagem, segundo Rafael Porteiro, diretor de Marketing da TSEA Energia, disse ao Diário do Comércio, será direcionado para atender à demanda do setor elétrico brasileiro e de outros países. O investimento será o maior aporte da companhia no País e vem consolidar a marca, que conta com mais de 50 anos de história.

A TSEA Energia é a antiga Toshiba South America, fundada em 1968. Cinquenta anos depois, em 2018, a empresa foi adquirida pelo grupo Fram Capital, que reestruturou a companhia – incluindo a venda de plantas, como a unidade de Betim (MG) para a WEG – e   definiu um novo plano de negócios.

A expectativa, segundo Porteiro, é aumentar em 100% o volume de produção de transformadores de potência, dando sequência ao plano de crescimento do negócio até 2030. “Trata-se de uma meta interna de longo prazo, estabelecida entre a companhia e seus acionistas, para garantir um crescimento cada vez mais sólido e consistente”, explica.

O otimismo da empresa se deve em grande parte ao aumento da demanda global por energia e pelos produtos fabricados pela empresa. Nos últimos anos, o mercado de energia foi impulsionado por uma intensa mudança no padrão de consumo das pessoas, além da ampliação de utilização energética em setores-chave, como data centers e infraestrutura.

“A energia é a commodity do futuro. Qualquer crescimento econômico de uma nação depende do aumento da oferta energética e nossos equipamentos são fundamentais nesse processo”, destaca.

A escolha por ampliar os investimentos em Contagem passa por fatores como logística e disponibilidade de mão de obra local. Com a unidade em plena operação, os aportes devem gerar entre 800 e 1000 empregos diretos e indiretos, diz, lembrando que a parceria com universidades e escolas técnicas da região da Grande Belo Horizonte vem garantindo ao negócio maior vantagem competitiva e eficiência nos processos.

Outro ponto relevante é a localização estratégica da unidade, próxima aos subfornecedores e com fácil acesso às principais rodovias e portos brasileiros, como Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP). “Estar em Contagem otimiza a logística da empresa e reduz custos operacionais, fatores relevantes que justificam nossos investimentos”, pontua.

Exportações para os EUA – Apesar da forte atuação no mercado nacional, o executivo informa que a TSEA Energia segue focada em exportações, que podem alcançar cifras bilionárias a cada ano. Atualmente, a empresa é um dos maiores exportadores de bens de capital de Minas Gerais, perdendo apenas para a Stellantis, tendo os Estados Unidos como maior parceiro comercial.

Os EUA são o destino de 70% a 80% do total das vendas internacionais da empresa. Apesar dos atuais desafios entre Brasil e EUA em negociações comerciais, a empresa se diz preparada para enfrentar eventuais turbulências, mas enxerga com otimismo o futuro das tratativas.

A avaliação é que os Estados Unidos precisam não apenas dos produtos da companhia, mas também de grande parte da cadeia produtiva energética brasileira. “O que a TSEA produz em Contagem é estratégico e crítico para a infraestrutura, e estamos otimistas em relação às negociações futuras e aos desfechos geopolíticos entre as duas nações”, conclui Rafael Porteiro.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.