
(17/08/2025) – Com sede em Ponta Grossa (PR), a FEX é referência nacional em peças e componentes em aços de alta resistência ao desgaste. A empresa atua com cortes e dobras nos mais variados formatos, combinando baixo custo com alta tecnologia para atender com excelência as demandas da indústria pesada.
Com foco especial na fabricação de peças para implementos rodoviários – incluindo os fueiros, braços metálicos utilizados no transporte seguro de toras em caminhões florestais – o portfólio da FEX abrange produtos fabricados em materiais como Hardox 450, 500, 550 e 600, Strenx 700 e 900 e Toolox.

Em 2024, a FEX deu um passo importante ao adquirir o primeiro centro de usinagem multitarefa DMF 300|11 FD, da DMG MORI da América Latina. Capaz de realizar operações de fresamento e torneamento com máxima rigidez, esse equipamento permite a usinagem de peças de grande porte e elevada complexidade com um novo patamar de produtividade e precisão.
Para equipar essa máquina de última geração, a FEX confiou mais uma vez na Schunk, investindo em soluções completas de fixação e ferramentas de última geração.

Entre os principais destaques estão:
Placa ROTA ML Flex 800 mm: investimento recente e fundamental para o sucesso da aplicação na DMG MORI. Com mecanismo 2+2, a placa centraliza e realiza a fixação flutuante, adaptando-se a peças irregulares – ideal para componentes de grandes dimensões e tolerâncias críticas.
Sistema de troca rápida VERO-S: integrado às torres de fixação, reduz significativamente os tempos de setup.
Morsas KONTEC KSC3: reconhecidas pela robustez e versatilidade para diferentes geometrias de peça.
Mandris hidráulicos da linha TENDO, com aplicações específicas:
TENDO E compact para desbaste pesado;
TENDO Silver para acabamentos finos;
TENDO Platinum para furações com altíssima precisão;
TENDO Slim 4ax para usinagens em áreas de difícil acesso.
Placa ROTA-S plus: usada em centros de usinagem com troca rápida de castanhas.

“A parceria com a Schunk foi essencial para o sucesso desse projeto. Além da excelência dos produtos, contamos com um suporte técnico extremamente próximo e qualificado, que nos ajudou a encontrar as melhores soluções para nossos desafios de usinagem”, comentou Thiago Ribas Palumbo, diretor da FEX. “Com a DMG MORI e a Schunk, conseguimos elevar nosso padrão de produtividade e qualidade a um novo nível.”
Com esse conjunto de investimentos e parcerias estratégicas, a FEX consolida-se como uma referência em usinagem de aços especiais no Brasil, aliando materiais de alta dureza com tecnologia de ponta em manufatura, pronta para os desafios mais exigentes do setor.