
(10/08/2025) – O mercado de ônibus elétricos registrou um crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025, quando foram emplacadas 306 unidades em todo o país, um aumento de 141% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram vendidas 127 unidades. Do total, mais de 65% foram produzidos no Brasil.
Apenas em junho, 34 ônibus elétricos entraram em circulação, um crescimento de 278% em comparação com o mesmo mês do ano anterior (9 veículos).
Para representantes do setor, esses números refletem o avanço da eletromobilidade no transporte público, impulsionado por políticas públicas, ampliação da oferta de modelos e maior comprometimento de gestores municipais com descarbonização.
São Paulo tem sido o epicentro da revolução elétrica no transporte público brasileiro. Dos 306 ônibus elétricos emplacados no primeiro semestre, 275 estão em operação na capital paulista, o que equivale a 90% do total nacional.
Os dados evidenciariam que a adoção de ônibus de emissão zero deixou de ser apenas uma tendência para se consolidar como política pública, sustentada por legislação específica e forte engajamento das prefeituras municipais.
A transição para ônibus elétricos em São Paulo começou em 2018, quando entrou em vigor a lei que fixou um prazo de 20 anos, até 2038, para a emissão zero de gás carbônico da frota paulistana de ônibus, mais redução de 95% de material particulado e de 95% de óxidos de nitrogênio.

Outras cidades do estado de São Paulo também avançam no processo de transição de suas frotas no primeiro semestre de 2025, como São Bernardo do Campo (11 ônibus elétricos), Ribeirão Preto (4), Campinas (2) e Barueri (1).
Nos outros estados, a participação de veículos elétricos ainda é baixa em relação ao total, à exceção de algumas capitais do Centro-Oeste e Nordeste.
Atualmente, dez fabricantes atuam nesse segmento no Brasil: Ankai, BYD, Eletra, Higer, Induscar, Yutong, Mercedes-Benz, Marcopolo, Volvo e VW Truck & Bus, com um portfólio de 28 modelos diferentes no total.
No primeiro semestre de 2025, sete fabricantes foram responsáveis pela comercialização dos 306 ônibus elétricos no país. O destaque fica para a Eletra e BYD que são responsáveis por 65,3% das vendas do período, sendo 34,3% e 31%, respectivamente.