São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

09/08/2025

Projeto Podium quer modernizar as ferramentarias

(10/08/2025) – Como resposta à defasagem tecnológica e à escassez de mão de obra qualificada no setor de ferramentarias, a Abinfer (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais) tem apostado em ações estruturantes com  criação do Projeto Podium, desenvolvido em parceria com o Senai São Paulo. A iniciativa se baseia em 12 pilares estratégicos, com foco especial em três frentes: formação de profissionais, capacitação de empresários e renovação do parque fabril.

“O Projeto Podium é uma resposta concreta aos gargalos históricos da nossa indústria, especialmente no que diz respeito à formação técnica e à modernização das ferramentarias. Apostamos em um modelo colaborativo, com o Senai-SP como parceiro estratégico, para garantir uma qualificação compatível com os desafios da Indústria 4.0”, afirma Christian Dihlmann, presidente da Abinfer.

A colaboração entre a Abinfer e o Senai-SP tem sido fundamental para alinhar o conteúdo dos cursos às necessidades reais da indústria. “Quando a direção do Senai São Paulo foi demandada pelas empresas a atualizar os cursos de ferramentaria, buscamos junto à liderança da Abinfer as informações balizadoras do setor, tanto nos aspectos políticos quanto estratégicos. Isso nos garantiu maior assertividade na formação profissional para essa área tecnológica”, afirma Roberto Spada, diretor de Relações Externas do Senai-SP.

Os cursos desenvolvidos no âmbito do projeto foram estruturados com foco na digitalização de processos, cobrindo áreas como CAD, CAM, CAE e PDM. As formações técnicas incluem desde moldes para plásticos até estampos de corte, dobra, repuxo e injeção de peças metálicas.

Com base em um estudo de georreferenciamento industrial, as unidades Senai foram implantadas em regiões com alta concentração de empresas do setor. Atualmente, segundo Dihlmann, o Senai-SP opera com 10 escolas integradas ao projeto, sendo cinco voltadas à ferramentaria para plásticos e cinco dedicadas aos estampos. Uma nova formação, voltada a projetistas de ferramentas para estampagem de painéis automotivos, está em fase de implementação, atendendo à crescente demanda das montadoras.

Outro diferencial do Podium está na visão internacional trazida pela Abinfer, que compartilha seu relacionamento com instituições estrangeiras e disponibiliza indicadores de performance globais. Essa troca permite que o Senai-SP não apenas atualize seus cursos, mas também avalie sua efetividade em um contexto mundial de competitividade.

“O Senai-SP está comprometido com a formação profissional de excelência e com a competitividade da indústria brasileira. Estamos constantemente atualizando nossos ambientes de ensino em resposta à demanda das empresas”, reforça Spada.

Com planos de ampliar o modelo para outros estados, o Projeto Podium representa um passo concreto para que o setor de ferramentarias brasileiro recupere sua competitividade, com mão de obra qualificada e infraestrutura alinhada às exigências da Indústria 4.0.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.