
(10/08/2025) – A Kyocera, fabricante de ferramentas de corte, está trazendo para o mercado brasileiro suas novas classes de metal duro, a CA410K e a CA415K, indicadas para a usinagem de ferro fundido.
As novas classes contam com revestimento CVD que oferecem excelente resistência ao desgaste e à fratura, oferecem alta estabilidade – graças a um substrato de metal duro resistente – e são capazes de suportar ampla gama de aplicações em ferro fundido.
A classe CA410K tem como primeira recomendação o corte contínuo e foi projetada para a resistência ao desgaste. Já a CA415K tem como primeira recomendação o corte interrompido e o corte Interrompido severo e foi projetada para oferecer maior estabilidade.
Segundo a fabricante, o revestimento e o substrato de metal duro – recentemente desenvolvidos – aumentam drasticamente a vida útil da ferramenta. “Testes com as novas classes realizados em processos de desbaste e acabamento apresentaram maior vida útil da ferramenta. Mesmo após usinagem por um período maior que a vida útil definida pelos produtos concorrentes, a aresta de corte permaneceu em boas condições. Nas operações de acabamento com quebra-cavacos KQ, a formação de rebarbas foi suprimida de forma mais eficaz em comparação aos produtos concorrentes”, informa.

O revestimento Black & Gold oferece propriedades aprimoradas na superfície de saída e na face de flanco dos insertos, além de equilíbrio entre resistência ao desgaste e resistência à fratura. “A camada espessa e a forte adesão garantem do revestimento garantem a durabilidade necessária para usinagem de ferro fundido, tornando a ferramenta mais resistente à delaminação e ao desgaste para usinagem estável”, destaca a Kyocera.
As novas classes CA410K e CA415K contam ainda com uma tecnologia exclusiva de superfície endurecida da Kyocera que otimiza a tenacidade do metal duro e aumenta a resistência a trincas próximas do revestimento, além de suprimir a delaminação.
Para maiores informações Clique Aqui