Anatomia de uma Broca Tubular – Como a broca-canhão, este sistema de tubo simples (STS) requer uma máquina dedicada, com vedação de pressão no topo do furo para conter o fluido de corte em seu espaço. As máquinas dedicadas são equipadas com bucha-guia, assim o pré-furo não será necessário. É apenas necessário utilizar um sistema de pré-furo com máquina convencional.
Os sistemas de furação profunda com tubo simples standard da Iscar podem cobrir a gama de diâmetro de 8 a 300 mm (0,315 a 11,811”) e são recomendadas para campo de alcance de 10 a 300 x D.
Uma máquina convencional pode ser retrofitada para se adaptar aos sistemas de tubo duplo (DTS), eliminando a exigência de máquina dedicada.
Os sistemas de furação de tubo duplo da Iscar estão disponíveis nos diâmetros de 18 a 184 mm (0,72 a 7,240”). A substituição das cabeças de furação e rebaixamento da Iscar está disponível para se ajustar aos sistemas tubulares atuais, e são fornecidas com opção de pastilhas intercambiáveis ou soldadas (fig. 6) As cabeças de trepanação podem ser encomendadas como especiais, mas estão disponíveis apenas para o sistema de tubo simples.
Aprimoramentos Recentes – Nos últimos anos, ocorreram diversos aprimoramentos nos sistemas de furação tubulares. Primeiramente, a seleção atual cobre uma gama muito maior de tamanhos e tipos de furo, especialmente no ponto inferior. Hoje, pode-se obter os benefícios da furação de furo profundo tubular para diâmetros de 8 mm (0,315”) para o sistema de tubo simples com pastilhas soldadas e 16 mm (0,630”) para pastilhas intercambiáveis. Para um sistema com tubo duplo, os mínimos diâmetros são de 18 mm (0,724”).
As pastilhas para brocas tubulares estão disponíveis nas classes aprimoradas IC 9025, IC520 e IC908 com cobertura PVD, permitindo arestas de maior durabilidade em velocidades de corte mais altas, mesmo em materiais com cavacos de difícil quebra.
Cuidado: como todas as operações de furação, as brocas tubulares requerem uma potência de fuso e rigidez adequadas para atingir a melhor ação de corte em profundidade, especialmente quando estiver furando materiais sólidos. Por volume unitário de metal removido, a furação inerente ao processo envolve mais atrito, dissipa mais energia (em função de refrigerante) e extração de cavacos do que no fresamento e torneamento.
Brocas de Metal Duro x Brocas Tubulares – Para furos com profundidade de alcance baixo e diâmetros muito pequenos para as brocas tubulares, a opção é a nova broca para furação profunda de metal duro integral da Iscar. Lançada no final de 2008, esta broca especializada já comprovou eficiência em muitas aplicações de transmissões automotivas com volume elevado, incluindo furos de óleo em virabrequim. Outras aplicações alvo incluem furos profundos em virabrequins, bielas, cabeças de cilindro, blocos de cilindro, blocos hidráulicos e ferramentas de moldes e matriz. O limite de profundidade x diâmetro recomendado para esta broca é de 22:1.
Uma combinação de características ajuda as brocas torcidas a furarem mais rápido, mais reto e mais profundo, durarem mais, e a expulsarem cavacos com mais eficiência. Um centro de alta resistência especial cria uma ponta de broca mais durável e permite canais mais profundos, aumentando o caminho de saída para os cavacos. Também para uma eliminação de cavacos mais fácil, a hélice é de 30°.
Ajustes finos – A ponta típica de uma broca para furo profundo possui ângulo positivo de 140º, desenho de 4 margens para preservar a aresta, reduzir as forças de ataque e ajudar na centralização e percurso. Um processo de polimento pós-cobertura nos canais, margens e arestas de corte reduzem o atrito e o torque, evitando assim o travamento. Para reduzir o atrito ainda mais, os canais são aliviados radialmente, diminuindo o diâmetro atrás da ponta e o atrito com as paredes. Os furos de refrigeração interna podem utilizar todos os tipos de fluidos de corte, inclusive MQL.
As mais recentes brocas para furação profunda da Iscar estão disponíveis nos diâmetros standard, que variam de 5 a 10 mm, e 22 / 22 vezes na relação diâmetro X profundidade (tamanhos especiais podem ser produzidos sob encomenda). Todos são feitos na classe IC908, uma classe de metal duro de submicron com 10% de cobalto com cobertura de PVD TiAlN, podendo ser reafiadas.
(*) Artigo escrito pela equipe técnica da Iscar