
(27/07/2025) – A matriz da Korloy, fabricante de ferramentas de origem sul-coreana, promoveu recentemente no Brasil a Reunião Panamericana de Vendas. Com a presença do CEO global da marca, Jung Hyun Lim, dos vice-presidentes de Marketing e de Vendas das Américas e dos diretores das subsidiárias do Chile, México e Estados Unidos, o objetivo do encontro era conhecer mais de perto o modelo de negócios implantado pela filial brasileira, incluindo o relacionamento com a rede de distribuição.
De acordo com Atílio Balarini, gerente Nacional de Vendas da Korloy Brasil, o modelo de negócios adotado aqui não difere muito dos aplicados pelas demais filiais dos grandes players internacionais do setor de ferramentas que atuam no mercado brasileiro. “São práticas comerciais presentes no mercado brasileiro há muitas décadas, mas que não são utilizadas nos demais países, que seguem o modelo adotado pelos Estados Unidos, baseado nas vendas exclusivamente via rede de distribuição”, explica.
Por aqui, as empresas em sua maioria comercializam seus produtos através dos distribuidores, mas também com uma equipe própria de vendas diretas, em geral para atender grandes clientes. O caso da Korloy é um pouco diferente. Os distribuidores são responsáveis também pelas vendas diretas, mas com uma diferença importante, já que a filial local oferece todo o suporte e assistência para o atendimento dos clientes.

Nesse sentido, a Korloy Brasil conta com uma equipe de técnicos de aplicação para apoiar os vendedores da rede de distribuição, incluindo a realização de testes e estudos de tempo. Com isso, a filial brasileira – que já opera no País há 12 anos – tem alcançado um bom desempenho, com crescimento constante. “No ano passado, crescemos 12% e continuamos crescendo. Neste primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2024, tivemos um faturamento 9% maior”, informa Balarini.
A reunião contou também com apresentações de alguns dos distribuidores da Korloy Brasil, nas quais expuseram seus históricos de atividades e do relacionamento com a filial.
Donghui Seo, gerente de Vendas da Korloy Brasil, recém-chegado ao País, diz que a matriz está satisfeita com os resultados da filial brasileira. “A grande finalidade da reunião era a de mostrar o trabalho realizado aqui e levar essa estratégia comercial para as outras filiais. Além disso, buscamos uma maior integração das filiais, a realização de ações coordenadas e definir novas estratégias visando ao crescimento e a maior divulgação da marca na região das Américas”.
“Queremos seguir crescendo aqui no Brasil e nos demais países das Américas junto com nossos distribuidores”, acrescentou. “Para a Korloy, o Brasil e a Região das Américas têm um grande potencial de crescimento e vamos seguir investindo para ampliar o número de clientes”.

Balarini informa que, embora fatores externos tenham trazido novas instabilidades ao mercado brasileiro, a empresa está reforçando a estratégia de ampliação do número de clientes de venda direta. Inclusive a rede de distribuição ganhou três novos integrantes recentemente, com o fracionamento de áreas muitos extensas, e o objetivo é ampliar ainda mais para cobrir de forma mais eficiente todo o território nacional.