(24/04/2025) – A fabricante de carrocerias de ônibus rodoviários, a Irizar Brasil deve, até o final de 2025, investir entre R$ 30 milhões e R$ 50 milhões em sua fábrica de Botucatu (SP), de modo a aumentar a capacidade produtiva da planta entre 20% e 25% para atende a demanda crescente do mercado de mobilidade.
O projeto faz parte da estratégia de expansão da companhia, que projeta as vendas futuras em função do aumento de produção que virá com a ampliação e modernização da unidade de Botucatu.
“O processo está sendo lento, pois a produção não vai parar”, diz Abimael Parejo, diretor comercial da Irizar. “Temos quatro mercados que trabalhamos com maior previsibilidade, pois fechamos com eles pacotes anuais: Austrália, África, Chile e agora a Argentina, que também acaba de negociar um lote”, acrescenta Parejo, segundo quem a Irizar estuda implementar um segundo turno na produção em 2026.
De acordo com o executivo, a empresa, embora mantenha seu foco nas exportações, reconhece o potencial do mercado brasileiro e está ampliando a presença local com ações específicas.
“O Brasil é um mercado estratégico, e a Irizar está sempre avaliando novas demandas e oportunidades para ampliar suas vendas no país”, comenta Parejo.
Dentro de sua estratégia de expansão, a empresa também vem lançando produtos inovadores do ponto de vista técnico e ambiental. No ano passado, a Irizar lançou para o mercado latino-americano o i6S Efficient, modelo rodoviário que traz redução de 13% no consumo de combustível e de 30% no coeficiente aerodinâmico.
“Nossa expectativa com o i6S Efficient é de reposicionar a marca no mercado, sobretudo porque o modelo é uma peça importante para os operadores, pois foi concebido e desenvolvido para melhorar os custos operacionais”, explica o executivo, segundo quem o i6S Efficient já está em operação em diversas empresas do estado de São Paulo. A Viação Piracicabana, por exemplo, adquiriu quatro modelos para a linha Campinas-Bauru.
Parejo destaca que outros veículos i6S Efficient também já circulam no exterior, em países como Chile, Uruguai, Peru e vários da América Central e do Caribe. No próximo mês de maio, o veículo deve ser lançado no mercado africano.