São Paulo, 06 de dezembro de 2025

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15/02/2025

Indústria de ônibus elétricos rebate declaração de prefeito de SP

(16/02/2025) – A ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico rebateu declaração do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, segundo quem a municipalidade não poderia garantir o cumprimento da meta de compor 50% da frota municipal de transporte público com veículos de zero ou baixa emissão até 2028, como determina a Lei 16.802/2018.

O prefeito citou, entre outros motivos, a suposta dificuldade da indústria brasileira de ônibus elétricos de atender à demanda necessária, o que para a ABVE é um erro de avaliação.

De acordo com a entidade, a indústria brasileira de ônibus elétricos e componentes tem hoje total condição tecnológica e operacional de produzir os ônibus elétricos requeridos pelas metas anuais de descarbonização da frota de São Paulo previstas na lei e na licitação pública que a ela se seguiu.

A ABVE acrescenta que, em dezembro de 2023, em resposta a um questionário solicitado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as empresas associadas que produzem e comercializam ônibus elétricos já tinham informado o governo federal de que, com a capacidade produtiva já instalada, têm condição de produzir atualmente até 9.920 ônibus elétricos/ano, podendo chegar a 25 mil ônibus elétricos/ano com os investimentos previstos por estas empresas até 2028.

Cinco empresas associadas à ABVE responderam ao questionário do MDIC: BYD, Eletra, Giaffone, Higer e Marcopolo, todas elas aptas a fornecer produtos com qualidade tecnológica, desempenho operacional, assistência técnica e ampla rede de reposição.

A entidade afirma ainda que os gargalos na implementação do cronograma de transição de frota paulistana não se encontram na capacidade produtiva da indústria, e sim nas deficiências de planejamento da infraestrutura de recarga elétrica e em eventuais desajustes nos modelos de financiamento das operadoras de transporte – problemas alheios às empresas de ônibus elétricos.

A ABVE, por fim, reiterou sua disposição de dialogar e colaborar com as autoridades municipais de São Paulo e empresas de energia e infraestrutura na busca de uma solução rápida e eficaz que assegure o pleno cumprimento das metas de descarbonização do transporte público na maior cidade do país.

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