(15/02/2009) – Há cerca de quatro anos, a Kennametal desenvolveu uma linha de ferramentas de corte multimaterial, que batizou de Kenna Universal (KU). Logo em seguida, a linha foi lançada no Brasil e comercializada por distribuidores da marca. No segundo semestre do ano passado, porém, a fabricante fechou acordo com a Celmar, que passou a distribuí-la com exclusividade através de sua rede de representantes em todo o País.
Para gerenciar essa linha e os demais produtos de seu portfólio da área de usinagem, a Celmar contratou José Maria Godinho – profissional experiente, que já atuou na Sandvik, Iscar, Dormer, além de um distribuidor Kennametal. Godinho conta que a linha vem tendo receptividade crescente do mercado brasileiro. “Mesmo nos meses de dezembro e janeiro, considerados os piores neste período de baixa no mercado brasileiro, registramos crescimento de 30%”, informa.
Godinho explica que esse desempenho se deve a algumas características da própria linha KU, que segundo ele poderia ser resumido em: “estoque baixo a um custo reduzido”. Isso porque a linha abrange os nichos básicos da usinagem (torneamento, fresamento e corte e canal), nos quais com uma única classe é possível se usinar vários tipos de materiais, como aço, inox, ferro fundido, não-ferrosos e alguns aços de alta liga. “Dentro de uma mesma geometria, temos a possibilidade de três quebra-cavacos e duas classes diferentes para toda essa gama de materiais”.
Outro detalhe é que a linha foi desenvolvida para atender pequenos e médios consumidores (fabricantes e prestadores de serviços), que respondem por cerca de 60% do mercado nacional, aos quais oferece o benefício da redução do estoque. “E o custo também é reduzido”, observa Godinho, explicando que a alta escala de produção permite esse barateamento do custo, “embora a KU apresente a mesma qualidade e performance de outras linhas da Kennametal”.
Na opinião de Godinho, o fato de o mercado estar vivendo um período de dificuldades também tem favorecido o desempenho da linha KU. “Esse momento exige redução de custos e aumento de produtividade, características que estão entre os principais diferenciais da linha KU”, diz, adiantando que a Celmar está prestes a fechar novas parcerias com distribuidores de ferramentas bastante conhecidos no Interior de São Paulo. “Vamos atacar forte esse nicho de mercado nos próximos meses”, frisa.
O portfólio de produtos para a área de usinagem da Celmar conta ainda com a linha da Tungaloy; as ferramentas para mandrilamento da Komet; as brocas-canhão da TBT, da Alemanha; os sistemas de fixação da italiana SCM; e as linhas de furação da japonesa Unitac e da francesa Magafor.