(01/02/2009) – A PTC anuncia a aquisição da Synapsis Technology, Inc., empresa que oferece serviços e soluções para o gerenciamento do ciclo de desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos. Com a aquisição, a PTC amplia sua capacidade de suporte à indústria para o cumprimento de regras ambientais como as estabelecidas pelo REACH – Registration, Evaluation, Authorization and Restriction of Chemicals, conjunto de normas norte-americano que pretende banir da indústria a utilização de mais de 3 mil componentes químicos considerados nocivos ao meio ambiente.
Segundo a PTC, a importância dos chamados “produtos verdes”, bem como a necessidade de adequar-se às regras ambientais em vigor nos mais diferentes países, têm merecido a atenção de toda a indústria. “Diante da diversidade de padrões e normas em todo o mundo, há uma demanda crescente dos fabricantes por plataformas de suporte no desenvolvimento de produtos em conformidade com as exigências ambientais”, informa comunicado da empresa.
A solução patenteada pela Synapsis, agora de propriedade da PTC, permite rastrear, analisar e relacionar todos os componentes de quaisquer produtos, desde a sua concepção até a reciclagem. Com essa capacidade única, o Synapsis ajuda os fabricantes no gerenciamento dos requisitos impostos pelo REACH, bem como pelas normas em vigência em outros países, a exemplo da China e dos membros da Comunidade Européia.
Para Hélio Samora, diretor da empresa para a América Latina, a compra da Synapsis permitirá que a PTC seja ainda mais competitiva no suporte às necessidades da indústria. “Já temos uma combinação única de soluções para o desenvolvimento e gerenciamento do ciclo de vida do produto. Com a Synapsis poderemos atuar em conformidade com os marcos regulatórios atuais e futuros, entregando ainda na fase de concepção todas as informações necessárias para evitar eventuais ajustes de processo, o que reduz custo e aumenta a qualidade”, explica.
Segundo a empresa, manter-se em conformidade com as questões regulatórias ambientais é hoje um desafio para toda a indústria. “O número crescente e a abrangência dessas normas aumentam o nível de complexidade do ciclo de desenvolvimento dos produtos, que precisa ser tratado de maneira holística”.