São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

11/07/2010

Novas ferramentas e usinagem a seco, MQL e HPC – II

(11/07/2010) – Refrigeração com Alta Pressão – A refrigeração com alta pressão (HPC) é uma tecnologia mais recente, utilizada particularmente para materiais exóticos e aço inoxidável. A alta pressão cria um fluxo localizado do refrigerante com muita pressão, que elimina a formação de vapor e ajuda na quebra do cavaco em segmentos pequenos.

A combinação de refrigeração com alta pressão (70-140 bar) e direcionamento preciso da área de corte oferece vantagens que não estão disponíveis na refrigeração convencional. A refrigeração é fornecida com força suficiente para atingir a zona de corte como líquido, não como vapor. Na fase líquida, ela realmente lubrifica o processo de corte na medida em que elimina o cavaco fundido, quebrando-o em pedaços menores e melhor controláveis. Da mesma forma, devido à direção do fluxo interno, a HPC mantém o fuso, a ferramenta, a pastilha e a peça resfriados, proporcionando vida útil da ferramenta e do equipamento muito maior. Neste sentido, funciona como um sistema de refrigeração em um motor de automóvel.

Outro benefício é que o fornecimento de refrigeração próximo da zona de cisalhamento secundário melhora a capacidade de usinagem do material sob condições de alta velocidade. A refrigeração de alta pressão, direcionada exatamente na zona de corte, cria um cavaco menor e mais controlável, independente do material ser titânio, inconel ou aço.

A chave é o direcionamento do refrigerante exato para a zona de corte. Esta é a abordagem “focada” para o fornecimento de refrigerante, não a abordagem “espalhada”.

A Linha JETHP de ferramentas para HPC da Iscar inclui as ferramentas para canal Cut-Grip; as ferramentas para torneamento e faceamento IsoTurn e HeliTurn; as ferramentas para canal e corte Tang-Grip e as ferramentas para canal, pequenas remoções e corte Pentacut. Elas são úteis para aplicações e torneamento em titânio que incluem operações em diâmetro externo e interno de discos de titânio e inconel, peças de aeronaves em titânio, peças em miniatura e uma variedade de componentes de aço inoxidável.

A pressão do refrigerante pode ultrapassar 400 bar, mas a maioria das aplicações está na faixa de 70 a 100 bar.

Atualmente, em taxas de corte extremas envolvidas no torneamento com HPC, o fluxo do refrigerante com alta pressão é uma parte integrante do processo de corte. Além da prevenção de superaquecimento e choque térmico na zona de corte, o refrigerante contribui com um efeito de “corte com jato de águachr38rdquo; que realmente melhora a ação de corte.

As ferramentas com HPC são projetadas sob medida para operar em pressões e taxas de corte extremas. Elas oferecem um nível maior de desempenho em relação à refrigeração interna feitas para serviços com baixa pressão.

Os sistemas de refrigeração de alta pressão oferecem diversos benefícios de produção:

chr38middot; Aumento na produtividade – A refrigeração de alta pressão remove o calor e expulsa os cavacos das superfícies de trabalho, permitindo taxas de avanços maiores e velocidades do fuso mais rápidas.

chr38middot; Maior qualidade – Remoção de cavacos mais eficiente, taxas de avanços mais altas, velocidades do fuso mais rápidas e redução do desgaste da ferramenta, aumentam a qualidade e o acabamento de superfície da peça.

chr38middot; Vida útil da ferramenta mais longa – A refrigeração de alta pressão elimina o calor e os cavacos e reduz o desgaste da ferramenta.

Leia a sequência deste artigo clicando no link abaixo:

Novas ferramentas e usinagem a seco, MQL e HPC – III

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.