
(04/03/2012) – Celso Casale, presidente da CSMIA – Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, estima que o setor irá crescer entre 10% e 15% em 2012. “Os preços de commodities continuam proporcionando bons ganhos ao produtor e com isso ele se sente estimulado a continuar investindo, pois pesquisas oficiais indicam que o uso de equipamentos é um dos fatores que mais contribuem para o aumento da produtividade rural”.
O dirigente ressalva, porém, que esse desempenho só será alcançado se forem mantidas as atuais linhas de crédito e disponibilidade de recursos para a compra de máquinas e implementos agrícolas.
Em 2011, o faturamento do setor de máquinas e implementos agrícolas apresentou crescimento de 34% em 2011 na comparação com o ano anterior, segundo dados do Departamento de Economia e Estatística da Abimaq. O faturamento passou de R$ 7,4 bilhões para R$ 10 bilhões.
O setor registrou elevação de 21% nas exportações de maquinários e equipamentos para a agricultura na comparação com o ano anterior. O número de empregos também aumentou, de 47,6 mil vagas para 54,8. Já o nível de capacidade instalada subiu 13%.