São Paulo, 01 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

14/12/2008

Walter do Brasil manterá investimentos na área de PCD

(14/12/2008) – Logo no início de 2009, a Walter do Brasil concluirá o centro de reafiação de PCD (ferramentas de diamante policristalino) que está montando em Sorocaba (SP). O investimento total supera R$ 4 milhões e parte dele – incluindo a aquisição de uma máquina Vollmer – ocorreu após o início da crise.

“Decidimos bancar esse investimento, nesse momento, por acreditar na importância do projeto”, informa Carlos Eduardo Baptista, diretor da Walter do Brasil. Baptista observa, porém, que outros investimentos programados para 2009 podem ser postergados, dependendo do comportamento do mercado no ano que vem.

O diretor avalia que o próximo semestre será muito difícil em todo o mundo. No Brasil, em particular, nota alguns agravantes, derivados da forte variação cambial. “A maior parcela das ferramentas de corte vendidas no País é importada”, diz, prevendo um período de muitas negociações de preços, assim que as empresas retornarem das férias coletivas.

Em sua opinião, a queda na atividade industrial no País deve provocar retração de até 20% nos negócios com ferramenta de corte no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período de 2008. “Talvez, com as medidas de estímulo que estão sendo adotadas em todo o mundo e também no Brasil, possamos ter uma melhora no segundo, encerrando o ano entre 5 e 10% abaixo do faturamento de 2008”.

São previsões que em tudo contrastam com 2008, ano que Baptista classifica de “maravilhoso”, marcado pelo crescimento do volume de negócios, investimentos, novos projetos e contratações. “De janeiro a outubro crescemos 20%”, diz, frisando que a queda nos dois últimos meses não chegou a comprometer as metas estabelecidas para o exercício.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.