(23/10/2011) – A Sazaki Motors do Brasil assinou com o governo de Pernambuco protocolod e intenções para a instalação de motnadora de de motocicletas na município de São Caitano, no Agreste pernambucano. A empresa vai investir cerca de R$ 40 milhões na unidade e gerar 400 empregos diretos.
Hoje, a Sazaki já conta com montadora na Paraíba, onde são montadas cerca de 1 mil motos/mês. “Queremos chegar a 180 mil motos por ano”, disse Rodrigo Dantas, diretor-presidente da Sazaki do Brasil,.
Segundo o executivo, a empresa planeja aumentar o nível de nacionalização dos componentes de sua produção, hoje com 30% de itens nacionais. “Vamos iniciar nossas atividades em Pernambuco com um CKD, mas, dentro de um ano, queremos chegar ao índice de 65% de componentes fabricados no Brasil”, disse.
A Sazaki trabalha em parceria com a Sukida, da China. Segundo a empresa, a escolha por Pernambuco se deu por questões logísticas e tributárias. Todas as peças importadas da China chegam pelo Porto de Suape.
Em São Caitano serão produzidos sete modelos de motocicletas, voltados para as classes C e D. A motorização vai de 50 a 250 cilindradas e os preços variam entre R$ 3,5 mil e R$ 8 mil reais. A fábrica deve ocupar uma área de cinco hectares, com 10 mil m² de área construída.