
(20/08/2023) – A New Holland Agriculture, do grupo CNH Industrial, lançou comercialmente no Brasil o primeiro trator agrícola acessível do mundo produzido por uma montadora.
O trator modelo TL5 Acessível, produzido na fábrica de Curitiba (PR), é uma máquina destinada a pessoas com deficiência motora nos membros inferiores. O projeto foi desenvolvido para que elas possam exercer de maneira independente suas atividades no campo.
“As pessoas com deficiência, inclusive as que vivem e trabalham no campo, possuem inúmeras habilidades e capacidades”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina. “O novo trator permitirá eliminar barreiras que hoje impossibilitam muitos agricultores de atuarem na área de máquinas”.
De acordo com Kerbauy, é grande o potencial de mercado do TL5 Acessível. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, o Brasil possui 17,3 milhões de pessoas com 2 anos de idade ou mais com algum tipo de deficiência (8,4% dessa população), sendo que 7,8 milhões possuem deficiência física nos membros inferiores. Do total de pessoas com alguma deficiência, 2,9 milhões residem no campo.

O projeto começou a ser desenvolvido pela New Holland a partir de 2019, e chegou ao produto final em parceria com a empresa de mobilidade inclusiva Elevittá, a Arteprima e a unidade do Senai da cidade de São Leopoldo (RS). Parte do investimento foi bancada pelo governo federal, dentro do programa de inovação Rota 2030.
Desenvolvido a partir da clássica linha de tratores New Holland TL5, o TL5 Acessível está disponível nas versões de 80, 90 e 100 cavalos. É bastante versátil e robusto, e voltado para pequenos, médios e grandes produtores.
O trator pode ser usado nas principais tarefas dentro da propriedade rural, como preparação de solo, plantio, distribuição de calcário, colheita, silagem, roçagem, pulverização, distribuição de fertilizantes, carregamento frontal e serviços gerais.
Tratores da linha TL5 produzidos a partir de 2019 poderão ser eventualmente adaptados para receber a plataforma de acessibilidade, ampliando, assim, as possibilidades para os clientes da marca.
