
(30/07/2023) – Criada há mais de 10 anos para atuar no mercado de distribuição de ferramentas de corte, em Indaiatuba (SP), a Altalede Ferramentas decidiu ampliar sua área de atuação, investindo na instalação de uma fábrica de ferramentas rotativas especiais e standard.
Segundo Allison Tavela, diretor da Altalede, a empresa comercializava ferramentas especiais há vários anos, mas a produção ficava por conta de parceiros. Porém, o gradativo aumento da demanda, aliado à busca de maior autonomia, levou a empresa a investir na produção própria. Para tanto, foram adquiridas quatro máquinas convencionais, duas retificas e duas afiadoras convencionais, e uma afiadora CNC Anca de 5 eixos.
“Nós já tínhamos uma base de clientes de ferramentas especiais formada, com clientes na região em que estamos instalados – Indaiatuba, Campinas e Sorocaba – assim como em outras regiões de São Paulo e no Paraná e em Santa Catarina, o que facilitou a decisão da Altalede de dar esse passo para atuar também na fabricação”, explica Brendow Rocha, do departamento de Vendas da empresa, lembrando que a empresa também atua como distribuidora das ferramentas da sul-coreana Korloy.

De acordo com Rocha, a aceitação tem sido positiva tanto dos clientes antigos quanto de potenciais novos clientes. “Inclusive estamos em processo de expansão, conquistando novos clientes na região de Campinas, Valinhos e Sumaré, entre outras”, afirma. “Estamos com novos desenvolvimentos e algumas homologações em fase final, em áreas como ferramentas para extrusão de alumínio, aeroespacial, ferramentas para a indústria de transformação em geral e fabricantes de equipamentos para a indústria de óleo e gás”.
Em sua avaliação, esse desempenho se deve em parte à carência de fabricação nacional de ferramentas especiais. “Tivemos também a preocupação de nos cercar de fornecedores de renome, tanto de cilindros de metal duro, quanto de revestimentos PVD”, comenta Rocha, acrescentando que a linha de produtos da Altalede abrange todos os tipos de ferramentas rotativas, fresas, brocas, machos, alargadores etc.
“As perspectivas são boas e, aliás, em julho devemos bater o recorde de faturamento mensal da Altalede desde a sua fundação”, afirma. “Esses resultados já estão nos levando a avaliar uma possível expansão da estrutura em breve”.
