(31/07/2011) – O setor de máquinas e equipamentos fechou o primeiro semestre de 2011 com alta de 7,9%, em comparação ao mesmo período do ano passado, O faturamento somou R$ 38,08 bilhões. Em junho, no entanto, as vendas (R$ 6,3 bilhões) foram 7,8% menores ao registrado no mês anterior.
No primeiro semestre, as exportações totalizaram 5,36 bilhões, com crescimento de 32,6% sobre o mesmo período de 2010. Já as importações de máquinas e equipamentos no período somaram US$ 14,14 bilhões, 32,7% acima do primeiro semestre de 2010.
O nível de utilização da capacidade produtiva no mês de junho caiu para 82,2%, enquanto a carteira de pedidos do setor caiu para 17,2 semanas. Segundo a Abimaq, só agora o setor está retornando aos níveis de 2007, pré-crise.
