(19/06/2011) – A Johnson Controls, Inc. e a MAC S.A. deram início à operação de sua joint venture na Colômbia, para produzir e vender baterias de chumbo-ácido nas regiões da América Central e América do Sul. As empresas, líderes em seus segmentos, anunciaram a intenção de unir forças em outubro do ano passado, a fim de melhor servir os clientes nesses mercados emergentes de rápido desenvolvimento.
Com sede em Milwaukee, Wisconsin, a Johnson Controls produz várias marcas de baterias, incluindo Heliar, Varta, LTH e Optima. A MAC é a marca de baterias automotivas mais reconhecida na Colômbia e tem forte presença na América Central e regiões da América do Sul e do Caribe, fornecendo para o mercado de reposição e para as montadoras.
Trabalhando em conjunto, as duas empresas vão expandir a sua atuação, introduzindo no mercado novas tecnologias e inovações, e aumentar suas exportações a partir da Colômbia, principalmente para os países da região andina.
Além da fabricação de baterias, a MAC possui uma unidade de reciclagem na cidade de Yumbo, que atualmente recicla anualmente 30 mil toneladas de chumbo, o equivalente a 3 milhões de baterias por ano.
A joint venture reflete o compromisso da Johnson Controls com a região como parte importante na sua estratégia de crescimento global em mercados emergentes e de integração vertical, por intermédio de investimentos em capacidade de reciclagem de chumbo.
MAC – Empresa colombiana, fundada em 1957, a MAC S.A. é dedicada à produção, distribuição e venda de baterias automotivas de chumbo-ácido para a Colômbia e mais de 25 outros países das Américas do Norte, Central e do Sul, além da região do Caribe, Oriente Médio e África. Suas unidades de produção são integradas verticalmente, com a produção própria de grande parte da sua matéria-prima por processos altamente técnicos e ecológicos de reciclagem de baterias usadas. A capacidade de produção chega a 3,4 milhões baterias por ano e cerca de 64% da sua produção é exportada para diversos mercados.
A MAC S.A. tem a maior rede de distribuição na região andina e possui filiais próprias na Colômbia, Equador e Peru. Atualmente, a empresa gera mais de 600 empregos diretos e milhares indiretos, nas atividades de comercialização e na rede de abastecimento.