(27/07/2008) – Em outubro passado, na Alemanha, a Oerlikon Balzers lançou o Innova P3e. Parte de uma nova geração de equipamentos de revestimento de alto desempenho, o Innova permite aumentar a performance de ferramentas, além de gerar novas possibilidades de aplicações. Este equipamento estará disponível na Oerlikon Balzers de Jundiaí (SP) ainda este ano e será empregado na produção de praticamente todo o portfólio de revestimentos da marca.
Segundo a empresa, devido o seu design modular e de fácil operação, o novo equipamento permite um processo de revestimento mais flexível e econômico, aliando alta produtividade e condições de manuseio otimizadas. De outro lado, o seu emprego promove aumento representativo dos índices contra corrosão e da adesão. A tecnologia também melhora a performance dos revestimentos, na medida em que remove as minúsculas partículas existentes na superfície imediatamente antes da deposição.
Mas o destaque tecnológico é que o Innova possibilita a aplicação de revestimentos a base de nitretos e de óxido de alumínio combinado. Pela primeira vez, revestimentos de óxido de alumínio com alta dureza e também estabilidade térmica e química podem ser criados por processo PVD através da nova tecnologia P3e, desenvolvida e patenteada pela Oerlikon Balzers. Um revestimento base e um outro de óxido de alumínio são aplicados em um único processo em temperaturas abaixo de 600°C.
DEZ ANOS DE BRASIL – A Oerlikon Balzers também está comemorando seus dez anos de presença no Brasil, marcados por constante crescimento. “Esse desempenho se deve à maneira empreendedora que a empresa conduz seus negócios, lançando regularmente novos revestimentos, capacitando seus funcionários internacionalmente e utilizando a versatilidade, a tecnologia e a criatividade para se reinventar”, diz comunicado da filial brasileira.