(01/05/2011) – Reflexos do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão em março chegaram ao Brasil. Na semana passada, a Honda e Toyota informaram o mercado que precisarão paralisar as atividades em decorrência da falta de peças e componentes.
A Honda informou que irá parar a produção da fábrica de Sumaré, no interior de São Paulo de 23 de maio a 3 de junho, em decorrência dos problemas de fornecimento de componentes eletrônicos provenientes do Japão. A Moto Honda da Amazônia deve manter a produção em ritmo normal.
Na Toyota, em Indaiatuba (SP), a linha do Corolla terá três paralisações. A primeira ocorreu na segunda-feira passada (25 de abril) e novas interrupções estão previstas nos dias 6 e 20 de maio. A paralisação atingirá também a fábrica de Zárate, na Argentina, onde são produzidas a picape Hilux e o utilitário esportivo SW4. Lá haverá suspensão do segundo turno nos dias 13, 20 e 27 de maio.
A nota divulgada pela empresa frisa que “a construção da nova fábrica da Toyota do Brasil, em Sorocaba (SP), bem como a ampliação da capacidade produtiva da planta de Zárate da Toyota Argentina não sofrerão alterações em seus cronogramas”.