(22/06/2008) – Criada em 1964 e desde 1981 prestando serviços à Embraer, a GMP Marcatto resolveu diversificar sua área de atuação. Neste mês de junho entrou em operação a mais nova empresa do grupo, a Marcatto Laser, para atuar na prestação de serviços de corte a laser.
Resultado de investimento de cerca de R$ 3 milhões, a Marcatto Laser está instalada em Mogi das Cruzes (SP), em terreno de 10 mil m², com 800 m² de área construída. Equipada com duas máquinas Super Turbo X Mark II, da Mazak, a empresa tem capacidade para realizar serviços de corte em chapas de aço carbono de até 20 mm, 10 mm em aço inox e alumínio, além de outros materiais como MDF e acrílico.
“Optamos por essa tecnologia pela sua versatilidade na prestação de serviços, pois oferece alta precisão tanto em chapas finas quanto grossas”, diz Plínio Marcatto, diretor da GMP Marcatto, lembrando que as máquinas têm mesa com capacidade para chapas de 3 x 1,5 m.
O diretor explica que os sócios resolveram investir no segmento de corte a laser por entender que este é um mercado carente, com grande potencial de crescimento no País. “Fizemos um estudo de mercado e confirmamos nossa avaliação anterior de que este é um segmento ainda incipiente no Brasil, com muito espaço para crescer”, informa.
Segundo Plínio Marcatto, o corte a laser pode substituir alguns processos alguns processos bastante utilizados no Brasil com vantagens. Em relação aos processos de oxicorte e plasma, por exemplo, afirma que o laser oferece melhor precisão e acabamento.
No caso da estamparia, a principal vantagem está na eliminação da ferramenta de estampo, de alto custo, e que só é viável para grandes quantidades. “O corte a laser é ideal para quantidades menores. O programa é muito rápido e versátil, permitindo a confecção de uma única peça, além de oferecer melhor acabamento, descartando a necessidade de lixar a peça após o corte”.
O diretor conta que a empresa começou a operar prestando serviços de caldeiraria, mas está divulgando a nova empresa nos setores de linha branca, automobilístico, metrologia e blindagem de automóveis. “Pela quantidade de consultas que estamos recebendo, acredito que vamos atingir nosso objetivo inicial antes do prazo previsto”, destaca, frisando que a empresa já nasceu certificada pela ISO 9001 – bastando apenas concluir os primeiros três meses de operação para receber a auditoria de certificação. “Estamos chegando a esse mercado para resolver os problemas de qualidade e prazo de entrega”, garante o diretor.