
(20/02/2011) – A Volvo está expandindo suas operações na América Latina, informou Roger Alm, presidente da companhia no Brasil. A fabricante de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores diesel anunciou investimentos de R$ 25 milhões para fabricar em Curitiba (PR) caixas de câmbio eletrônicas e o motor 11 litros de seus caminhões, e de R$ 50 milhões para construir um novo centro de logística de peças de reposição.
Até aqui as caixas de câmbio I-Shift eram importadas da fábrica de Koping, na Suécia, onde está a sede mundial do grupo.
Atualmente, o Brasil é o principal mercado de caminhões da marca em todo o mundo, com o maior volume de vendas nos últimos dois anos. No último ano, a Volvo comercializou 18,3 mil caminhões pesados e semipesados e 1,4 mil ônibus no Brasil e demais países da América Latina.
“O Brasil sempre foi um mercado muito importante para o Grupo Volvo, que vem constantemente investindo desde que a empresa se instalou aqui, no final dos anos 70. O País é a base para nossas operações em toda a América Latina”, disse Alm, lembrando que no triênio que termina em 2011 a Volvo está investindo US$ 250 milhões na atualização e ampliação da linha de veículos e em melhorias no parque fabril.
I-SHIFT – “A caixa I-Shift tem tido uma fantástica aceitação no Brasil e nos demais países da América do Sul. Ela já equipa 60% dos caminhões da linha F que saem da linha de montagem”, declara Nilton Roeder, responsável pela Volvo Powertrain na América do Sul. O restante são caixas de câmbio convencionais.
A caixa I-Shift não tem pedal de embreagem e o motorista só usa os pedais de aceleração e de freio. No modo automático, por exemplo, é só acelerar e frear. Outro benefício é que o veículo com a I-Shift sai de fábrica com freios ABS.