(13/02/2011) – Na semana passada, em reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, a diretoria da GM reiterou os planos de investimentos na ampliação do Complexo Automotivo de Gravataí, previsto para 2012, onde serão investidos R$ 1,5 bilhão.
Com o novo investimento, a fábrica, que tem capacidade para produzir 230 mil carros/ano, passará a ter capacidade produtiva de 380 mil carros/ano, a partir do final do 2012. “Será a maior fábrica da GM na América do Sul. As obras estão avançadas e no meio do ano pretendemos convidar o governador para visitar o local, quando já estarão instaladas as novas máquinas, e apresentar todo o complexo da GM”, disse Marcos Munhoz, vice-presidente da GM no Brasil.
No total, serão 290 mil m², área equivalente a sete campos de futebol, que abrigarão as linhas de produção atuais e as dos carros do Projeto Onix, plataforma nova na GM. Instalada há 10 anos no Estado, a unidade de Gravataí já produziu mais de 1 milhão de automóveis.
Os investimentos na fábrica englobam estrutura, máquinas e equipamentos, e haverá também a contratação de mais de mil pessoas capacitadas para trabalhar na fábrica e nas empresas sistemistas. De acordo com Munhoz, a GM tem atuado no sentido de os fornecedores desenvolverem cada vez mais produtos locais. “Quando a GM instalou-se no RS, o conteúdo que os sistemistas produziam era muito menor. Hoje já temos empresas fornecedoras que enviam do Rio Grande do Sul para outras fábricas GM de outros Estados”, destacou.