São Paulo, 05 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

21/06/2008

Ferramenta da Mapal usina materiais bimetálicos na Honda Powertrain

(22/06/2008) – A Mapal do Brasil forneceu cerca de 75% das ferramentas empregadas no processo de usinagem dos blocos e cabeçotes em alumínio da planta da Honda Powertrain, em Sumaré (SP). Quase a totalidade dessas ferramentas são projetos especiais, mas algumas se destacam por serem pouco comuns, especialmente em termos de mercado brasileiro.

Uma delas é a barra de mandrilar que faz o acabamento do virabrequim do bloco do Fit. Como o bloco é de alumínio e as capas dos mancais são de ferro fundido, a ferramenta precisa usinar simultaneamente os dois materiais. Rogério Rodrigues da Silva, gerente Técnico da Mapal, diz que o desenvolvimento dessa ferramenta é considerado um marco para a filial brasileira. “Como são dois materiais completamente distintos, com diferentes exigências em termos de usinabilidade, foi preciso desenvolver uma ferramenta que atendesse as necessidades de usinagem específicas para cada material”.

A ferramenta desenvolvida tem quatro lâminas de PCD com guias de metal duro em todo o corpo da ferramenta. O gerente explica que são essas guias que suportam a ferramenta durante a usinagem e os diferentes esforços de usinagem em cada material, “garantindo um perfeito alinhamento entre os mancais”.

Além disso, a operação apresenta elevado nível de exigências. A rugosidade nos dois materiais tem de ser uniforme, abaixo de 4,0 Rz, e os erros de forma de circularidade nos furos dos mancais não podem exceder 0,003 mm. André Lodi, técnico da Mapal que atende à Honda, informa que a ferramenta trabalha com velocidade de corte de 100 m/min, rotação de 590 rpm e avanço de 60 mm/min.

A usinagem do fundo da camisa do cilindro também é realizada em material bimetálico. Nessa operação uma barra de mandrilar, com lâminas de PCD na ponta e nas laterais e insertos tangenciais de CBN, realiza uma interpolação no alumínio e um chanfro no ferro fundido. “Nesse caso, o maior desafio foi o desenvolvimento de uma classe de CBN que fosse compatível com a vida útil da ferramenta de PCD. Para tanto, recorremos ao knowhow de nossa matriz”, explica o gerente.

Outra ferramenta citada pelos técnicos da Mapal é a que faz o desbaste do furo do eixo comando de válvulas. “Partindo do furo em cheio, a ferramenta usina os mancais em uma só passagem. É uma usinagem de alta dificuldade devido ao balanço da ferramenta (300 mm de comprimento, na relação de 8x o diâmetro)”, informa Silva, lembrando que a velocidade de corte é de 440 m/min, com rotação de 3410 rpm e avanço de 1.516 mm/min. “Com lâminas de PCD soldado e guias de metal duro no corpo da ferramenta, alcançamos excelente estabilidade numa operação de furação em bruto”.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.