(02/12/2007) – Antes mesmo de sua conclusão, 2007 já é considerado um divisor de águas na história da Walter do Brasil. Segundo a filial brasileira do grupo Walter AG, os vários projetos implementados e os investimentos realizados ao longo do ano que a empresa entrará em 2008 na condição de um dos três principais players do mercado brasileiro.
Para Carlos Eduardo Baptista, diretor-presidente da Walter do Brasil, os principais marcos desse divisor de águas são a fusão das empresas Walter, Titex e Prototyp, “que nos transformou na empresa com a maior oferta de ferramentas para usinagem do mercado”; o início das operações de reafiação de ferramentas de PCD; a inauguração da filial na Argentina, em julho; e a implementação do programa global Turn It, que pretende levar a empresa a conquistar na área de torneamento o mesmo prestígio mundial que já tem na área de fresamento.
A essa lista soma-se ainda a entrada em operação – em novembro – de uma nova máquina na fábrica de Sorocaba, que amplia em 30% a capacidade de produção de ferramentas especiais. Trata-se de uma máquina Deckel Maho DMU 80P duoBlock, magazine de 120 ferramentas (além de outras 100 pré-preparadas), de maior flexibilidade e rapidez, que reduzirá o prazo de entrega de especiais. Também foi instalada uma máquina de presset Kelch, equipada com software de gerenciamento de ferramentas TDM. Com esse conjunto de máquinas e equipamentos – no qual se investiu 1 milhão de euros – a empresa passa a contar com o que chamou de “presset permanente”.
“Foram muitos projetos, muitas novidades, mas que irão nos permitir consolidar e nos manter em crescimento”, avalia Baptista, acrescentando que todas essas ações demandaram muito esforço da equipe, envolvendo treinamentos internos (nas novas linhas), externos e preparação de novos funcionários. “Foram tantas contratações (30) que tivemos até de reforçar a equipe de RH”.
MERCADO AQUECIDO – Em meio a todas essas implementações, a filial ainda conquistou crescimento expressivo em 2007. Baptista avalia que o que o faturamento crescerá em torno de 22%. “O mercado está positivo, embora para nós o crescimento mais forte tenha se dado no segundo semestre”, informa.
Para 2008, o diretor-presidente mantém o otimismo. Espera um crescimento na linha de rotativas. “Nossa projeção é de um crescimento de 70% na linha de rotativas”, afirma. Baptista explica que, em 2007, já se obteve incremento significativo de 30% na linha Prototyp (rosqueamento) em relação ao ano anterior, mas a tendência é de um impulso ainda maior no ano que vem, quando toda a equipe de vendas estiver trabalhando com as linhas Titex e Prototyp. “Nossa equipe interna é bem maior que a da antiga Titex-Prototyp, além de contarmos com uma rede de distribuição que cobre todo o País, o que não acontecia anteriormente”.
Com a nova estrutura, Baptista não tem dúvidas de que será possível atender a meta global da Walter AG de dobrar o faturamento até 2010. “Conseguimos dobrar o faturamento entre 2002 e 2007 e vamos ter sucesso novamente”.