(18/07/2010) – A NTN Corporation, do Japão, adquiriu os ativos da tedrive Sistemas de Chassis do Brasil, subsidiária brasileira do grupo holandês tedrive Holding B.V., em Guarulhs (SP). O grupo japonês informou que pretende estabelecer “uma nova companhia para produzir e comercializar juntas homocinéticas e atender a crescente demanda de automóveis no Brasil”.
Segundo o comunicado distribuído pela NTN, a aquisição faz parte da estratégia do grupo de “acelerar sua expansão nos mercados emergentes (China, Índia e Brasil),de acordo com o plano de gestão NTN 2010 for The Next Step”. Para a empresa, “espera-se que a demanda por automóveis cresça acentuadamente no Brasil”.
A tedrive Brasil (adquirida da Visteon em 2007) produzia juntas homocinéticas e sistemas de direção no Brasil desde 1997. A NTN adquiriu apenas os ativos referentes à homocinéticas – as patentes e as unidades da Polônia e Alemanha foram adquiridas pelo grupo alemão Neapco.
Segundo a NTN, com a aquisição dos ativos – terrenos, edifícios e equipamentos – será possível iniciar a produção local mais rapidamente do que a construindo uma fábrica inteiramente nova. “O objetivo da NTN é a de agilizar a expansão de seus negócios no Brasil”. A empresa planeja reforçar a fabricação e vendas na América do Sul, com foco no Brasil, para aumentar a sua competitividade global com o objetivo de conquistar posição de destaque no mercado mundial de homocinéticas.
A planta de Guarulhos será o 18º local de produção de homocinéticas da NTN, que conta com fábricas no Japão, os Estados Unidos, Europa, Ásia e China. A nova empresa, que deve se chamar NTN do Brasil Produção de Semi-Eixos Ltda., tem previsão de iniciar a produção em junho de 2011.