(18/04/2010) – Na semana passada, durante a inauguração da linha de montagem dos caminhões extrapesados da MAN, em Resende (RJ), foi anunciado a criação de um novo parque de fornecedores. No local, ArvinMeritor, Maxion e Suspensys instalarão fábricas, com previsão de início das operações em 2011.
Serão investidos cerca de R$ 85 milhões na criação de um parque de fornecedores nos arredores da fábrica da MAN Latin America. Os três fornecedores, que possuem suas matrizes nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, ficarão mais perto da fábrica da montadora no Sul Fluminense, facilitando todo o processo de pré-montagem, logística e distribuição de peças. ArvinMeritor e Maxion já possuem módulos de montagem dentro da linha de produção dos veículos Volkswagen sob o sistema de produção chamado Consórcio Modular.
As empresas do novo polo trabalharão em dois turnos de produção e atenderão as linhas de montagem dos produtos Volkswagen e dos novos caminhões extrapesados da marca MAN. A Maxion será responsável pela montagem completa e fechamento de quadros de chassis; a ArvinMeritor cuidará da montagem completa de eixos com cubos, freios e tambores para incorporação nos veículos.
A Suspensys informou que irá investir no local R$ 35 milhões e será responsável pela usinagem e montagem de cubos, tambores, freios e submontagem de kits de suspensão.
A princípio, o terreno para a construção de instalações das empresas será de 100 mil m². No futuro, ampliações poderão atender à demanda do mercado. Juntas, as empresas estimam faturar até R$ 1 bilhão em seu primeiro ano de operações.