São Paulo, 29 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

03/12/2005

Governo lança Iniciativa Nacional para Inovação

Durante a 3ª Conferência Nacional de CT&I, em Brasília, foi lançada a Iniciativa Nacional para Inovação (INI). O objetivo do novo mecanismo é fortalecer a interação entre as instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a indústria, a partir de um planejamento de longo prazo que mobilize a sociedade em prol do avanço industrial e tecnológico do país.

Alessandro Teixeira, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), informou que a estrutura da Iniciativa é composta por um Comitê Gestor, presidido por Jorge Gerdau, tendo como vice-presidente Eugênio Staub. Teixeira que será o secretário-executivo da INI informa que a idéia vinha sendo construída há algum tempo no âmbito no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), vinculado à Presidência da República, e converge com o trabalho realizado pela ABDI e pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC).

As atividades serão norteadas dentro de dois trabalhos centrais: inventário dos ativos relevantes e estudos futuros; e prospecção tecnológica. Nesse sentido, a primeira etapa de trabalhos, chamada de “1ª Rodada”, será concluída em abril de 2006. Nessa fase, serão elaborados estudos, por meio dos grupos temáticos, nos seguintes temas: financiamento; marcos regulatórios; formação e educação; extencionismo; ambiente de inovação; gestão da inovação; e compras governamentais. Os resultados desses trabalhos serão propostas de políticas públicas que poderão ser modificadas, moldadas ao longo do tempo.

A “2ª Rodada”, que será concluída em setembro de 2006, tratará dos seguintes temas: biotecnologia, nanotecnologia, energias renováveis, infra-estrutura de transportes e TV Digital.

A Iniciativa Nacional para Inovação visa estruturar um sistema articulado de inovação, integrando os atores das esferas pública e privada em torno de políticas capazes de promover a melhoria do patamar competitivo da indústria brasileira.

A INI foi criada nos moldes da National Innovation Iniciative (Innovate América), criada pelo Conselho de Competitividade dos Estados Unidos, e da iniciativa de inovação da União Européia.

Fonte: www.inovacaotecnologica.com.br

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.