São Paulo, 06 de dezembro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

11/11/2006

KSB inaugura banco de provas mais completo da AL

(11-11-2006) – Com investimento da ordem de US$ 2 milhões, em obras civis, instalações, equipamentos de medição e sistemas elétricos totalmente automatizados, a KSB Bombas Hidráulicas, de Várzea Paulista (SP) acaba de inaugurar o mais completo banco de provas da América Latina, com capacidade de testar motobombas com potência de até 5 MW.

Fundada em 1954, a KSB instalou sua primeira bancada de provas em 1968, com potência de 100 kW e sistema manual. Onze anos depois, em 1979, a capacidade de teste de motobombas foi elevada a 1,2 MW, em instalações semi-automáticas. A terceira fase aconteceu em 1998, com capacidade de 1,8 MW e, este ano, a empresa concluiu a mais completa bancada de teste do gênero da América Latina, com potência de 5 MW.

“Com a inauguração desse banco de provas, colocamos à disposição de nossos clientes no mercado nacional e internacional instalações de alta capacidade que permitem testar motobombas de grande porte, até então testadas com velocidade reduzida ou nos locais da instalação”, comenta Carmelo Fernandez Moldes, presidente da KSB.

Construído de acordo com as especificações técnicas de testes das normas Hydraulic Institute, API 610 (American Petroleum Institute), ASME (American Society of Mechanical Engineers), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e ISO 9906, o projeto, lay-out, fluxo e equipamentos do banco de provas da KSB Brasil contaram com a participação da equipe de engenheiros da empresa, em parceria com os especialistas nacionais e internacionais, de modo que o laboratório de testes traduzisse o estado-da-arte em sua categoria.

“Os estandes de teste permitem a instalação dos mais variados tipos de bombas com medições de parâmetros em aparelhos de última geração e precisão”, enfatiza Carmelo Fernandez Moldes. Em especial, ressalta dois importantes fatores, o da proteção ambiental e segurança dos operadores.

Projetado para testar motobombas em suas reais condições de operação, particularmente aquelas destinadas a segmentos de geração de energia e produção e refino de petróleo e de águas e saneamento, além de certificar equipamentos destinados à exportação, o banco de provas de 5 MW possui reservatório de 800 m³ de água para testes, sistema de troca de calor que permite realizar ensaios até a vazão de 20.000 m³/h e pressão de até 200 bar. As tensões disponíveis vão cobrir a faixa de 220 V até 13,8 kV.

O novo Banco de Provas da KSB dispõe também de uma área específica para teste de conjuntos motobomba acionados por motores Diesel com equipamentos específicos para medições elétricas, mecânicas, hidráulicas além de proteção de ruído, coleta de gases e demais características peculiares a este tipo de equipamento.

A KSB Brasil, há 52 anos no mercado brasileiro, atua em todos os segmentos industriais, petróleo e gás, energia, saneamento, irrigação e mineração. O Grupo KSB, presente em mais de 100 países, com mais de 12.000 colaboradores, 29 centros de produção e 57 companhias de vendas, além de centenas de distribuidores e assistência técnica, registrou, no ano passado, faturamento de cerca de 1,4 bilhão de euros.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.