A EFEP, que organiza a Febramec – Feira Brasileira da Mecânica, está lançando para a próxima edição do evento (que completa 20 anos em 2007) o Prêmio Febramec Meio Ambiente. Para o diretor da Febramec, Lélis da Cunha, a questão ambiental é altamente preocupante e as previsões são assustadoras. “Cabe a nós, todos, trabalharmos de alguma forma, dentro de todas as possibilidades, para reverter esse quadro sinistro”, justifica.
Segundo o diretor, o objetivo é premiar as indústrias do setor metalmecânico, ou diretamente relacionadas, “que tenham resolvido com sucesso sua relação com o meio ambiente, tenham em execução procedimento exitoso na prevenção da geração de resíduos e, assim, estimular as demais a que também procurem a excelência no trato com o meio ambiente”.
“Ao selecionar os casos de difícil solução na relação saudável com a natureza, pretendemos reforçar a mensagem da importância absoluta do assunto. Estaremos assim todos nós atuando na preservação do ecossistema que é prioridade absoluta”, afirma. Os trabalhos de avaliação dos casos propostos terão a coordenação do CNTL – Centro Nacional de Tecnologias Limpas do Senai, reconhecido pela ONU, e contarão com o apoio de Comissão composta por um representante de cada entidade que apóia a Febramec, na análise dos casos propostos para a definição da concessão do prêmio. Desde julho de 1995, o Senai é o Centro Nacional de Tecnologias Limpas do Brasil, estabelecido pela Unido (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) e pelo Unep (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). O objetivo do CNTL Senai é incentivar o desenvolvimento sustentável, buscando a prevenção da poluição.
As empresas do setor metalmecânico de todo o Brasil poderão inscrever-se através do site www.febramec.com.br, servindo assim de exemplo e motivando a todos a buscarem a excelência no trato ambiental. Para Cunha, “inscrever-se no Prêmio Febramec Meio Ambiente é um ato de cidadania”.