(18/08/2007) – No encerramento do PTC Technology Day, no último dia 15, em São Paulo, foi realizado o Metric Awards Brasil, que avaliou projetos desenvolvidos com o software de CAD 3D Pro/Engineer, segundo critérios de inovação, redução de custos, aumento de produtividade e complexidade no desenvolvimento e design. Foram inscritos 13 projetos de 11 empresas e os vencedores os das empresas CNH, Siemens, Bosch e CTA-IAE.
Da CNH, foi premiado o projeto da colhedora de cana Case IH 7700. Com mais de 6 mil componentes, o projeto – que possibilita mais de 60 configurações – foi realizado pela equipe de desenvolvimento da unidade de Piracicaba (SP). A CNH conta com 1.100 usuários de Pro/Engineer, em 25 centros no mundo.
Da Siemens, o projeto foi o da turbina a vapor GS – SST 300. Segundo os autores do projeto, Nilson Almada e Gino Andrade Jr., o produto conta com mais de 2.500 componentes e o projeto possibilitou significativa redução de horas de engenharia. Ainda segundo os autores, em breve, o desenvolvimento deve ser apresentado para toda a divisão de Turbinas do grupo Siemens.
No segmento bens de consumo, o prêmio foi para a Bosch que inscreveu a esmerilhadeira SAG, da marca Skil. Segundo o autor do projeto, Luiz A. Veronese, o produto foi apenas remodelado no Brasil, a partir de um produto realizado filial húngara do grupo. Conforme Veronese, o uso do Pro/Engineer possibilitou a redução do prazo no desenvolvimento que ele calcula em cerca de seis meses, além de ter exigido a confecção de apenas dois protótipos.
Já o prêmio do CTA-IAE – Centro Tecnológico da Aeronáutica – Instituto Aeronáutica e Espaço se deve ao desenvolvimento do foguete de sondagem VSB-30, lançado com sucesso em Âlcantara, no Maranhão, em 19 de junho passado.
FÃBRICA DIGITAL – Um dos destaques do PTC Technology Day, que reuniu 370 profissionais no Hotel Transamérica, foi a fábrica digital. Para demonstrar sua linha de produtos, a PTC fez demonstrações ao vivo de todo processo de desenvolvimento de um produto (no caso, um mouse da Dell), desde o desenho, passando pela produção do molde – um protótipo, usinado numa máquina da Roland, em alumínio naval – até a geração da documentação técnica. Na fábrica, foram mostradas as aplicações práticas dos softwares Pro/Engineer, MPMLink, PDMLink, ProjectLink e ProductView (Windchill) e Mathcad e Arbotext / IsoDraw.
“Nosso objetivo com a instalação da fábrica digital no evento foi demonstrar que todas as nossas ferramentas são integradas”, informa Hélio Samora, diretor da PTC para a América Latina. “De nada adianta ter as melhores ferramentas individuais se elas não trabalham integradas”.
No evento também foram anunciados os lançamentos da versão 9.0 do Windchill, sistema de gerenciamento do ciclo de vida produto, que estará no mercado a partir de setembro, e do MPMLink.
ROAD SHOW – A partir deste evento, a PTC dará início a um road show que levará as novidades da empresa a 12 cidades nos próximos meses. Em breve, serão divulgados as cidades e locais que constarão da programação.