(25/11/2007) – A Finep – Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial concederam à Fundição Tupy o Prêmio “Inventor Inovador” – Região Sul pelo pioneirismo na produção de blocos de motores em ferro fundido vermicular (CGI). O evento de premiação aconteceu em 31 de outubro, na sede da Finep no Rio de Janeiro.
Para chegar a esta premiação – que integra os eventos comemorativos dos 10 anos do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica -, Finep e INPI realizaram pesquisa sobre todos os cases já premiados nesse período, com o objetivo de identificar quais os que trouxeram retornos efetivos decorrentes das inovações e geraram patentes.
A Fundição Tupy havia sido premiada em 2004 e, na ocasião, o reconhecimento foi pelo domínio do processo de produção. Agora, o que contou foram as patentes que a empresa detém, por inventos que permitiram a usinabilidade dos blocos de CGI.
Ao receber o prêmio do diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Eugenius Kaszkurewicz, o engenheiro e doutor em metalurgia Wilson Luiz Guesser, responsável pela área de Engenharia Metalúrgica, atribuiu o prêmio a toda a equipe de engenheiros e técnicos da empresa, que “por nove anos, pesquisou e realizou inúmeros experimentos, até que em 2003 foi possível dar início à produção em larga escala e em bases econômicas viáveis”.