(01/06/2008) – A Indústrias Romi fechou acordo para adquirir os ativos da Sandretto Industrie, da Itália, fabricante de injetoras de plástico. A aquisição depende de aprovação final da assembléia de acionistas da Romi, que será realizada esta semana.
Um detalhe desta operação, é que no Brasil a marca Sandretto é de propriedade da Indústrias Nardini, que adquiriu a Sandretto do Brasil em abril de 2007 (veja nota oficial da Nardini ao final desta matéria).
No comunicação oficial feita ao mercado, Livaldo Aguiar dos Santos, diretor-presidente da Romi, informa que “a operação faz parte da estratégia de internacionalização da Romi, de expandir suas bases de produção e de mercados, ganhar escala e reduzir custos para aumentar suas vendas em todo o mundo”.
Segundo Santos, a empresa tem três objetivos estratégicos com esta aquisição: ampliar a base de distribuição de suas máquinas, aproveitando a ampla rede comercial da Sandretto; desenvolver um centro tecnológico numa região com know how reconhecido no setor de máquinas, e ampliar sua política de desenvolvimento mundial de fornecedores.
Sandretto S.R.L. – Fundada em 1946, a Sandretto possui duas unidades fabris na Itália, na região de Turim, além de quatro subsidiárias comerciais localizadas no Reino Unido, na Holanda, na Espanha e na França e vários centros de serviço, escritórios de venda e representações comerciais em diversos países. Com mais de 30 mil vendidas em todo o mundo e com linha composta de injetoras com capacidade de 75 a 5.500 toneladas de força de fechamento – a Sandretto, desde 2006, está em processo especial de recuperação financeira, sendo administrada por representantes do governo italiano. Em 2007, registrou receita líquida de cerca de 30 milhões de euros.
Pelos ativos da Sandretto, a Romi pagará 5,5 milhões de euros (estoques de matérias-primas, produtos em elaboração e acabados não estão incluídos Neste valor, mas também deverão ser adquiridos pela Romi). A empresa brasileira assumiu ainda o compromisso de contratar os atuais 295 empregados da Sandretto, além de aportar 8 milhões de euros às operações, dentro de dois anos. Com a transferência dos ativos, a Romi Italia – empresa em fase final de criação – dará continuidade às operações industriais, comerciais e de prestação de serviços da Sandretto.
Sandretto do Brasil – Após o anúncio feito pela Romi, a Indústrias Nardini divulgou a seguinte nota oficial: “Nota de Esclarecimento – A despeito de comentários e especulações sobre possível contrato de venda da Sandretto Industrie S.l.r, a SANDRETTO DO BRASIL LTDA comunica a todos os seus clientes e fornecedores que:
a) A Sandretto Industrie S.l.r, sediada na Itália, não tem nenhum vínculo com a atual Sandretto do Brasil Ltda; b) A Sandretto do Brasil Ltda foi adquirida pelas Indústrias Nardini S/A em Abril de 2007; c) No Brasil, a marca Sandretto é de propriedade das Indústrias Nardini S/A.
Ademais, a Sandretto do Brasil Ltda está em plena operação, produzindo máquinas dentro dos mais altos padrões de qualidade, como pôde ser visto nas últimas feiras Plastshow e Mecânica e mantendo toda estrutura de atendimento comercial e técnico.
As Indústrias Nardini S/A, completando 100 anos de atividades no próximo dia 20 de Julho de 2008, com toda dificuldade sofrida no final da década de 1990 e com a experiência que lhe é cabida, soube acolher a Sandretto da Brasil, reestruturá-la e colocá-la em marcha outra vez. Certamente, a Nardini não se arriscaria a assumir estruturas com problemas, interdições e comprometimentos trabalhistas, sobretudo de caráter internacional por preservar a integridade de seu patrimônio, zelar por seus colaboradores e acreditar num futuro cada vez mais promissor. Americana, 20 de Maio de 2008. Diretoria”.