(18/05/2008) – Na Feira da Mecânica 2008, a Autodesk apresentou novidades na linha AutoCad 2009, com destaque para os recursos de prototipagem. Entre as novas funcionalidades da linha chamava a atenção os recursos que permitem o cálculo do impacto ambiental dos materiais a ser usados nos projetos desenvolvidos com o software.
Nas versões Suite e Professional, o Inventor 2009 conta com recursos que possibilitam a comparação de materiais, como aço carbono, inox e outros no que se refere a sustentabilidade e capacidade de reciclagem. “O software possui biblioteca com dados de uma grande gama de materiais que permitem analisar o impacto ambiental dos projetos”, diz Acir Marteleto, diretor-geral da Autodesk Brasil. O executivo informa que a base será constantemente ampliada e alimentada com dados de materiais metálicos e não-metálicos.
Prototipagem
– Mas o foco da empresa na Mecânica 2008 era mostrar as vantagens da prototipagem digital. Os recursos dos softwares da linha 2009 – totalmente integrados – possibilitam aos usuários visualizar e simular a performance de seus projetos antes de se tornarem reais. “São recursos que permitem às empresas economizar tempo e custos e, ainda, eliminar o uso de múltiplos protótipos funcionais”, salienta Marteleto.