
(15/11/2020) – Durante o Open House Virtual realizado pela matriz da Grob, na Alemanha, foi lançado o mais novo integrante da linha de centros de usinagem universal da companhia, a G150. Agora, a subsidiária brasileira informa que passará a produzir a nova máquina em sua fábrica no ABC, logo no início de 2021.
De acordo com a Grob, a máquina foi projetada para componentes complexos de padrões elevados, com ênfase particular na precisão espacial para alcançar superfícies e tolerâncias superiores. “Essas melhorias são possíveis graças a conceitos inovadores de calibração, refrigeração e estabilidade de configuração dos eixos dinâmicos, bem como do contínuo aperfeiçoamento da ergonomia e capacidade de automação da máquina”, informa a empresa em comunicado de imprensa.
Indicada para a usinagem de componentes complexos em segmentos como os de tecnologia médica, fabricação de moldes e matrizes, engenharia mecânica e indústria aeroespacial, entre outros, a G150 oferece máxima confiabilidade de processo.
“A precisão estática foi melhorada por intermédio de um método inovador de setup que leva o conceito a um novo nível de precisão mecânica. Já a estabilidade térmica é alcançada através do resfriamento de todos os componentes relevantes”, acrescenta a Grob, informando que a precisão dinâmica é importante para a movimentação simultânea dos 5 eixos, por exemplo. “Tanto a velocidade como a precisão foram melhoradas através da integração consistente da simulação do acionamento no processo de desenvolvimento desde o início”.
Confiabilidade de processo – O ciclo de aquecimento da máquina está agora individualmente adaptado à situação real. A máquina detecta quando a produção pode ser iniciada e quando deve terminar o ciclo de forma autônoma, com base nos parâmetros geométricos.
Se for necessária uma recalibração, o software detecta essa necessidade e notifica o operador. Combinado a um sistema de armazenamento de paletes, a calibragem pode ser iniciada de forma completamente automatizada.
Flexibilidade – Na visão da empresa, uma base importante para o sucesso da Série G é a combinação única da ergonomia e a capacidade de automação. A máquina é adequada tanto para o modo Stand Alone quanto para a produção em série. Em combinação com um sistema de armazenamento de paletes, a máquina pode ser utilizada para protótipos no turno da manhã e para a produção em série no turno da noite, por exemplo.
Novas adições ao sistema de opções modulares são o fuso HSK E40 com até 42.000 rpm e uma mesa compacta com fixação central. Isso torna a máquina particularmente atraente para novas áreas de aplicação, caso da tecnologia médica, que exigem ferramentas menores para a usinagem de peças menores.
Produtividade – Tal como os centros de usinagem universal G350, G550 e G750, o G150 conta com um excelente conceito de eixos. O fuso horizontal assegura uma produção sem parada, controle de fresamento e baixo desgaste da ferramenta. É por isso que as guias Z estão mais próximas à peça do que em qualquer outro conceito de máquina. Isso garante um desempenho inigualável de corte de metal, completamente independente da posição do eixo Z.
A Grob Brasil aproveita para informar que, até o dia 31 de dezembro, está com disponibilidade de máquinas universais 5 eixos G350 e G550 em até 45 dias.