São Paulo, 20 de junho de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

20/04/2019

Makino mostra tecnologia que permite falar com a máquina


(21/04/2019) – Já é possível comandar uma máquina-ferramenta por voz. Esta é a principal novidade que a Makino reservou para a Expomafe 2019 (de 7 a 11 de maio, no São Paulo Expo). A empresa vai expor o Athena, primeiro e único software de monitoramento e gestão de produção que permite ao operador interagir com a máquina-ferramenta por comando de voz. Além desta inovação tecnológica, a Makino irá apresentar três máquinas que incorporam outras inovações, como o centro de usinagem vertical F5 com o novo comando PRO 6, a máquina de eletroerosão a fio U3_B equipada com o sistema HyperDriveExtreme e o centro de usinagem horizontal para alumínio injetado a40.

ATHENA – O software Athena traz tecnologia pioneira e revolucionária, que permite ao operador interagir com a máquina-ferramenta usando um simples comando de voz. Segundo a Makino, a tecnologia do Athena é única: opera localmente de dentro de um computador, sem a necessidade de estar conectado à internet, eliminando desta forma qualquer problema de custos e segurança, pois evita que alguém invada o computador ou a máquina-ferramenta.

Apresentado pela primeira vez na IMTS 2018, numa máquina da Makino, o Athena foi desenvolvido para trabalhar com diferentes marcas de máquinas-ferramenta, o que na opinião dos desenvolvedores faz do software potencialmente “a verdadeira ‘Tecnologia Standard’ para assistência de preparação e operação de máquinas”.

A ideia dos desenvolvedores do Athena é que no futuro programadores, preparadores e operadores de máquinas-ferramenta não precisem mais se especializar em diferentes tipos de CNC e painéis de operação: bastará utilizar o comando de voz do Athena e a máquina realizará a operação solicitada.

F5 COM COMANDO PRO 6 – A Makino irá apresentar, em primeira mão nas Américas, o já consagrado centro de usinagem vertical F5 para a usinagem de moldes e matrizes, com o novo comando PRO 6 e com o novo software de SGI.5 (Super Geometric Inteligency 5). Além de todos os benefícios já conhecidos da Makino série F, como altíssima precisão e alta velocidade de usinagem, esta nova geração de CNC está mais interativa, mais rápida e precisa que a geração anterior. Testes internos na Makino mostraram que um mesmo molde usinado em uma F5 com comando anterior (o PRO 5 SGI.4) e em uma F5 com o novo PRO 6 resultaram em uma peça fabricada 16% mais rápida e com melhores resultados de medição nos perfis usinados.

EDM A FIO U3_B – Na linha de EDM, a Makino irá expor a sua nova geração de máquina de eletroerosão com o sistema HyperDriveExtreme, que significa  um novo sistema de direcionamento e tracionamento do fio, mais simples e com menos polias e roldanas, o que significa menos peças de desgastes. Novo sistema de passagem de fio, novo sistema de recuperação da usinagem (caso haja a quebra do fio) e novo controle de cantos. “Ou seja, muito mais tecnologia, economia operacional e produtividade na nova geração de máquinas EDM Makino”, destaca a empresa.

A empresa estará presente também no estande do parceiro Blum Novotest, com um centro de usinagem horizontal para alumínio injetado a40.

A Makino estará na Expomafe no estande J070.

EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial

Data: 7 a 11 de maio de 2019, das 10h às 19h (dia 11, das 9h às 17h)

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Iniciativa: Abimaq

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio oficial: Romi

Informações e inscrições: www.expomafe.com.br

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.