(06/09/2009) – O Grupo Combustol está completando 50 anos de atividades em 2009. Presente em 20 países, o grupo atende os segmentos de siderurgia, metalurgia e petroquímica através das empresas Combustol, que atua nos segmentos de fornos industriais, refratários e tratamento térmico, e Metalpó, no segmento de pós atomizados e peças sinterizadas.
A história do grupo tem início em 1959, na cidade de São Paulo, em um pequeno galpão de 280 m², onde se produzia queimadores a óleo e ventiladores de baixa pressão. Liderada por Paulo Lobo Peçanha, uma equipe de pioneiros começou a construir o grupo industrial, hoje instalado em terreno de 30 mil m², sendo 20 mil m² de área construída, e conta com uma equipe de mais de 600 funcionários.
Adaptando para as condições brasileiras os tradicionais rumos adotados pelo setor na época, o engenheiro iniciou o desenvolvimento de tecnologia nacional e, com foco na busca constante por soluções inovadoras, logo ampliou a linha de produtos do grupo. A demanda cresceu e a Combustol investiu em maiores instalações e na contratação de profissionais.
O desenvolvimento da metalurgia do pó teve início em 1965, quando foram construídos uma prensa mecânica, um forno elétrico selado e um gerador de atmosfera a álcool. Em dois anos, o departamento deu origem à empresa Metalpó, tendo como responsável pelos estudos sobre a nova tecnologia o engenheiro Thales Lobo Peçanha, que assumiu a administração dos negócios do grupo.
Crescimento – Apesar de atravessar diversas crises e desafios, os investimentos em tecnologia e as sólidas parcerias com empresas internacionais, somados à agilidade e à capacidade para acompanhar a realidade dos diferentes setores da economia, permitiram que as duas empresas se consolidassem no mercado, ano a ano, até chegarem à atual posição de destaque.
Durante este processo, diversos momentos significativos marcaram o fortalecimento e o crescimento do grupo. Em 1975, com o domínio na tecnologia de fabricação de pós metálicos a Metalpó tornou-se a principal produtora de pós atomizados e peças sinterizadas no Brasil. Em 2001, a Combustol foi considerada a maior fornecedora de fornos industriais do país. Já em 2004, a Metalpó atingiu recorde de produção em unidades e peso: 123 milhões de peças e 2.600 t. Em 2008, a divisão de equipamentos da Combustol realizou diversos negócios com a Petrobrás e a Transpetro, e consolidando-se no segmento petroquímico.
Hoje, alguns dos equipamentos fabricados pela Combustol encontram-se instalados nas maiores indústrias de petróleo do mundo. Em relação à Metalpó, pode-se dizer que, ao menos uma peça sinterizada da empresa é encontrada em praticamente todo veículo ou eletrodoméstico produzido no país.
Para os próximos 50 anos, as perspectivas são de inovação e liderança, com foco permanente na excelência da qualidade. “Vamos continuar trabalhando voltados para a satisfação de nossos clientes, acionistas e funcionários, e para o desenvolvimento do nosso país”, afirma Thales Lobo Peçanha, diretor-presidente do grupo.