São Paulo, 02 de fevereiro de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

06/09/2009

Forward lança fluido de usinagem à base de mamona

(06/09/2009) – A Forward Química, de Ponta Grossa (PR), está colocando no mercado o Green Oil, fluido de usinagem à base de óleo de mamona, 100% biodegradável, indicado para operações de retificação e usinagem de metais ferrosos, não-ferrosos e cerâmicos. Segundo a empresa, o novo produto resfria e lubrifica ao mesmo tempo, agindo diretamente no atrito.

O Green Oil foi desenvolvido a partir da tese de doutorado “Novo Fluido de Retificação Ambientalmente Adequado”, dos pesquisadores João Fernando de Oliveira e Salete Alves, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Para licenciar o produto, a Forward Química assinou contrato com a Agência USP de Inovação.

O Green Oil passou por vários testes de campo em indústrias de manufatura com resultados promissores quanto ao seu desempenho mecânico (eficácia na refrigeração e lubrificação de peças) e à sua adequação ambiental (capacidade de degradação natural).

O projeto existe desde 2005 e os experimentos foram realizados em parceria com a Saint Gobain, fabricante de rebolos. “Fizemos também testes para verificar a afinidade de componentes do fluído com os materiais dos rebolos e das peças. Os resultados foram muito bons. Conseguimos quase o mesmo desempenho do óleo mineral integral com um fluído ecológico e à base de água (emulsão em água)”, afirma João Fernando de Oliveira, que também é coordenador do Instituto Fábrica do Milênio.

“Você pensar em um problema industrial, idealizar uma solução e depois verificar que, além do projeto testado no laboratório ser viável, ele desperta interesse nas empresas nos dá muita satisfação”, diz o pesquisador. “Isso cria um ciclo interessante, onde a pesquisa gera soluções que geram recursos, idéias e fomentos para mais pesquisa e inovação. Estamos muito felizes”,

Oliveira explica ainda que o Green Oil atua inclusive onde outras alternativas refrigerantes são insuficientes, possibilitando maior produção com melhor acabamento, menos refugo e corte mais limpo. Além disso, é um fluido claro em qualquer diluição, permitindo melhor visibilidade em trabalho. “É econômico, solúvel em até 50 partes de água, com desempenho satisfatório mesmo em águas duras. Sua ação é de longa duração, não fica rançoso, contém estabilizante que o mantém inalterado por longo tempo sem que haja necessidade de substituição”, descreve.

Com a nova tecnologia, a Foward espera expandir sua linha de produtos, seguindo o modelo de parceria com instituições de pesquisa. Há interesse no desenvolvimento de propriedade intelectual na área de lubrificantes industriais à base de fontes renováveis não tóxicas, não agressivas ao meio ambiente e, de preferência, a partir de matéria-prima brasileira. “As universidades e os pesquisadores brasileiros recebem royalties e a agricultura familiar do nordeste é extremamente beneficiada”, diz Oliveira.

CARACTERchr38Iacute;STICAS DO GREEN OIL – Segundo a Forward, o novo produto oferece algumas vantagens e benefícios, tais como: é isento de cloro, nitridos, fenóis; tem longa vida útil e pequena reposição, garantindo baixos volumes de descarte; economia com protetivos anticorrosivos em processos com ferro fundido; permite a substituição de óleos integrais, sintéticos e semi-sintéticos; aumento na vida útil das ferramentas em operação; é isento de odores desagradáveis; maior produtividade; totalmente seguro aos operadores; maiores propriedades de proteção aos metais não-ferrosos; pode ser utilizado em uma grande variedade de operações tanto em metais não-ferrosos como em metais ferrosos; assegura precisão dimensional das peças acabadas por produzir soluções com excelente estabilidade e alto poder refrigerante.

Fonte: Revista Fix

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.