(11/04/2010) – A SKA, que atua no segmento de software e serviços de CAD e CAM, lança na Feira da Mecânica (de 11 a 15 de maio, no Anhembi) a primeira impressora 3D desktop do mercado. A SD 300 Pro é fabricada pela empresa Solido, criada por dois ex-executivos da SolidWorks. “A Solido quebra as barreiras de preço e qualidade que, até agora, mantinham o uso desta tecnologia limitado a um pequeno grupo de empresas”, garante Gabriel Diehl Fleig, gerente de Marketing da SKA.
Ao custo de R$ 39.900,00, a Solido SD 300 deve revolucionar a cultura de impressão em 3D no Brasil, segundo Fleig. “Queremos que a impressão 3D seja tão fácil de usar, barata e disseminada quanto é hoje a tecnologia de impressão a laser ou jato de tinta”, diz, lembrando que detalhes como facilidade de instalação e operação, tamanho compacto irão colaborar nesse sentido. Segundo o gerente, a máquina poderá ser adquirida empresas de engenharia mecânica e manufatura, fabricantes do setor médico-hospitalar, escritórios de design, universidades, escolas técnicas e centros de pesquisa.
Fleig afiram ainda que a operação da SD 300 é simples e os insumos do equipamento também têm preço reduzido. Os protótipos são produzidos a partir de fusão de lâminas de filme e cola. “Outros modelos usam insumos mais caros e de mais difícil manuseio”, ressalta Fleig. “As peças geradas pela impressora 3D da Solido podem ser furadas e montadas para produzir conjuntos maiores e mais complexos”.
28chr38ordf; Feira Internacional da Mecânica
chr38middot; Data: de 11 a 15 de maio
chr38middot; Local: Parque Anhembi, em São Paulo
chr38middot; Organização: Reed Exhibitions/Alcantara Machado
chr38middot; Maiores informações: www.mecanica.com.br.