(29/11/2009) – O ciclo de seminários “Pré-Sal na USP” começa no dia 1º de dezembro, às 12h, na Escola Politécnica (EP) da USP. O primeiro seminário terá como tema “O Contexto Energético, as Perspectivas do Pré-Sal e o Modelo de Organização da Indústria de Petróleo no Brasil”. Na ocasião, também será inaugurado o Tanque de Provas Numérico instalado no Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da EP-USP.
Os próximos 12 encontros serão seminários temáticos especializados e oficinas de trabalho com especialistas para explorar com profundidade as linhas temáticas do ciclo. O seminário de encerramento será no dia 4 de junho de 2010, quando serão apresentadas as conclusões dos seminários temáticos, além de exposições de especialistas da USP, da Petrobras e de outros convidados.
O ciclo abordará grandes linhas temáticas, tais como: geopolítica e estratégia: o cenário energético mundial e o impacto do pré-sal e a transição energética; modelos de organização da indústria do setor; geologia e exploração; tecnologia de produção e logística; segurança, tutela marinha, meio ambiente e repercussões sociais.
O ciclo é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGE) da USP, com patrocínio da Petrobras e apoio do IEA, Escola Politécnica, Instituto de Eletrotécnica e Energia, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Instituto Oceanográfico, Instituto de Geociências e Fundação USP. A coordenação do ciclo é de Ildo Luís Sauer, do IEE e coordenador do PPGE-USP.
INAUGURAchr38Ccedil;ÃO – O Tanque de Provas Numérico (TPN) que será inaugurado na abertura do seminário é parte da Rede Galileu – Rede Temática em Computação Científica e Visualização -, da qual fazem parte a USP, a Universidade Federal de Alagoas, a PUC-RJ e a UFRJ. O TPN-USP é um laboratório de pesquisa em mecânica computacional, computação científica e visualização integrado a um calibrador físico hidrodinâmico. A Rede Galileu foi criada pela Petrobras para possibilitar a solução dos desafios da produção e exploração de óleo e gás offshore e mobilizar, cooperativamente, instituições nacionais de excelência. O novo laboratório é coordenado por Kauzo Nishimoto, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da EP-USP.
PROGRAMAchr38Ccedil;ÃO
chr38middot; 12h – Credenciamento
chr38middot; 13h30 – Abertura e Cerimônia de Inauguração do Tanque de Provas Numérico
chr38middot; 14h – A Energia no Mundo Atual e o Pré-Sal – José Goldemberg (Programa de Pós-Graduação em Energia e IEE-USP)
chr38middot; 14h30 – O Cenário Energético Mundial e as Novas Descobertas de Petróleo – Nebojsa Nakicenovic (diretor do Global Energy Assessment)
chr38middot; 15h – O Mercado Mundial de Petróleo – James L. Williams (WTRG Economics, EUA)
chr38middot; 15h30 – Os Modelos de Organização da Indústira do Petróleo e as Propostas para o Pré-Sal – Adilson de Oliveira (Instituto de Economia da UFRJ)
chr38middot; 16h – Os Modelos de Organização da Indústira do Petróleo e as Propostas para o Pré-Sal – Ildo Luís Sauer (Programa de Pós-Graduação em Energia e IEE-USP)
chr38middot; 16h30 – A Petrobras e o Pré-Sal – José Sérgio Gabrielli de Azevedo (presidente da Petrobras)
chr38middot; 17h – Debates
SEMINÁRIO DE ABERTURA DO CICLO “PRÉ-SAL NA USP”
chr38middot; Data: 1° de dezembro – das 12 às 18,30 h
chr38middot; Local: Administração da Poli-USP, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 380, Cidade Universitária
chr38middot; Via web: ao vivo em www.iptv.usp.br.
chr38middot; Inscrições: www.iea.usp.br/inscricao/form8.html.
chr38middot; Informações: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685.