São Paulo, 30 de abril de 2024

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18/11/2017

VW Virtus terá recursos de inteligência artificial


(19/11/2017) – O Volkswagen Virtus, que começará a ser produzido em janeiro em São Bernardo do Campo (SP), será o primeiro automóvel do Brasil a trazer recursos inéditos de conectividade e digitalização. O veículo vai oferecer o “manual cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro (a versão impressa continuará sendo entregue aos proprietários).

De acordo com a montadora, eventuais questões sobre o carro poderão ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo Meu Volkswagen, com a tecnologia do Watson, responderá questões em português e espanhol como, por exemplo, como fazer o espelhamento de seu smartphone, ou como instalar corretamente a cadeirinha para transporte de crianças, entre outras informações.

Após a compra do Virtus, o cliente poderá baixar gratuitamente o aplicativo, disponível para plataformas iOS (Apple) e Android (Google). Em seguida, deverá se registrar gratuitamente para receber uma identificação Volkswagen – informação que será única para todo o Grupo VW. Essa “VW ID” será vinculada ao chassi do carro e acompanhará o cliente em todos os veículos Volkswagen seguintes de sua vida.

A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen terá campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal.

Um exemplo: utilizando o recurso de comando de voz, se o cliente perguntar, “como conecto meu celular no rádio?”. Receberá como resposta: “Antes de tudo, a ignição precisa estar ligada, seus fones de ouvido desconectados e o celular desbloqueado e com Bluetooth ativado. Tudo certo? Então siga esses passos (…)”

O questionamento também pode ser feito por meio de imagem. Os usuários podem enviar fotos, junto às perguntas escritas ou de voz, e o aplicativo – por meio das tecnologias do Watson – avalia o conteúdo da imagem para elaborar uma resposta. Por exemplo, um motorista pode enviar uma foto do painel de controle e receber uma resposta sobre o que significa uma luz acesa no quadro de instrumentos e receber quais ações devem ser tomadas.

Pergunta: “Tem uma luz amarela piscando no meu painel.”

Resposta: “Por favor, tire uma foto do seu painel para que eu possa analisar.”

[É exibido o botão de câmera]

[Usuário tira a foto do painel com a luz acesa]

“Esta é a luz do controle eletrônico de potência. Isso significa que há possíveis avarias do motor, que podem causar um maior consumo de combustível e uma redução da potência. A Volkswagen sugere que você visite a sua concessionária [usuário poderá clicar na palavra concessionária] para verificar esse problema assim que possível.”

Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) da Volkswagen do Brasil. Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta.

A interação com o cliente será também levada para outro nível, mais próximo e pessoal. Será possível, por meio do app, fazer agendamento de revisão do veículo com a concessionária de preferência e programar números de telefone para chamadas automáticas em situações de emergência.

Por meio do app também será possível à Volkswagen enviar notificações ao usuário vídeos sobre o funcionamento de seu carro e recomendações de utilização – como, por exemplo, que seja feito o agendamento da revisão do veículo em uma concessionária.

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