(25/09/2016) – Zuza Guimarães é o mais novo contratado da YG-1. Profissional experiente – atuou na Mapal, na Kennametal e na B Grob – Zuza foi contratado para ser assessor direto de Hokeun Song, CEO e fundador da empresa sul-coreana, hoje um dos principais fabricantes mundiais de ferramentas rotativas e que acaba de anunciar a sua entrada no mercado de insertos intercambiáveis nas feiras IMTS, em Chicago, e AMB, em Stuttgart.
Além de assessorar o CEO, Zuza também irá atuar no desenvolvimento de novos negócios na América Latina. O conhecimento do mercado latino-americano de ferramentas intercambiáveis foi fundamental para a contratação. No momento, está participando da reestruturação da filial do México e na ampliação da rede de distribuição na América do Sul, em especial na Argentina, Colômbia e Chile.
Das grandes empresas do mercado mundial de ferramentas, a YG-1 é uma das mais novas, com pouco mais de três décadas de atividades. Com faturamento anual superior a US$ 600 milhões, a empresa cresceu investindo pesado em produção, adquirindo fábricas ao redor do mundo (hoje o grupo conta com mais de 20 fábricas) e através de uma vasta rede de distribuidores e representantes.
Recentemente, o CEO da YG-1 anunciou que o objetivo da empresa não é mais ser a nº 1 em ferramentas rotativas e sim do mercado global de ferramentas de corte. “Agora, com o objetivo de ser líder global do mercado de ferramentas, a empresa precisa chegar aos grandes clientes, que normalmente não são atingidos via distribuidores, mas por equipes de venda direta”, observa Zuza. “A nova estratégia global é a de alcançar os clientes que não alcançamos hoje através do canal de distribuição”.
Para tanto, a empresa tem investido em pessoas. “A YG-1 está na contramão do mercado. Enquanto alguns concorrentes estão cortando postos de trabalho e fechando fábricas, a empresa vem contratando profissionais experientes nos mercados europeu, norte-americano e latino-americano”, completa Zuza.