Contudo, até mesmo o modelo estendido de Taylor pode exigir mais tempo para ser calculado manualmente, sendo impraticáveis os cálculos manuais dos fatores na equação de Colding em um ambiente de produção. Para usufruir completamente das capacidades de previsão desses modelos avançados, os fabricantes devem utilizar programas de cálculo computadorizados (veja a barra lateral relacionada ao Suggest, da Seco). Esses programas podem resolver equações complexas em segundos ou menos e oferecer uma orientação de usinagem útil. No entanto, o auxílio do cálculo eletrônico não isenta o operador da responsabilidade de pensar de forma crítica e comparar os resultados com o senso comum e com a experiência obtida com o trabalho prático no chão da fábrica.
Conclusão – No fim, a modelagem da vida da ferramenta não é uma busca puramente acadêmica; ela existe para permitir que fabricantes aumentem a produtividade e controlem os custos. As principais considerações na fabricação são o tempo e o valor necessário para produzir um certo número de peças aceitáveis. É importante saber quanto tempo uma ferramenta pode cortar de forma precisa e produtiva antes da substituição ser necessária. A confiança no processo e o controle de custos das ferramentas e do tempo de máquina parada dependem de previsões precisas sobre a vida da ferramenta. Os modelos também permitem que processos sejam alterados para maximizar a velocidade, a qualidade e a confiabilidade. O desenvolvimento contínuo de modelos de vida da ferramenta de corte continuará permitindo que fabricantes façam um ajuste fino de seus processos e cumpram com seus objetivos de produção.

Cálculo com o auxílio de um computador
Em um ambiente de produção, cada operador de máquina deseja saber por quanto tempo uma ferramenta de corte durará antes de se desgastar ou falhar. Mas, ao mesmo tempo, eles precisam utilizar as ferramentas durante toda a sua vida produtiva. A modelagem de vida da ferramenta vai de simples registros por escrito sobre operações individuais até aplicações de modelos complexos que, matematicamente, incluem o máximo de variáveis do processo de corte possíveis.
Em níveis básicos, alguns cálculos manuais fornecerão estimativas válidas sobre a vida da ferramenta. Quanto mais sofisticados forem os modelos, mais cálculos e tempo serão necessários. Os melhores modelos oferecem previsões sobre a vida da ferramenta muito próximas da realidade. Mas, se os cálculos envolvidos na implementação de modelos complexos consumirem um tempo igual ou maior que as próprias operações, os benefícios econômicos serão questionáveis. Como resultado, programas de cálculo computadorizados estão disponíveis para processar os fatores envolvidos em modelos avançados da vida da ferramenta de corte, de forma rápida e com precisão total.
Um exemplo é o Suggest, recurso online da Seco. Um portlet dentro do site digital My Pages da Seco, o Suggest é um aplicativo gratuito para dispositivos móveis com plataformas iOS® ou Android® e computadores com um navegador.
O Suggest se aproveita dos mais de 80 anos de experiência acumulados no trabalho com metal e oferece orientação sobre a ferramenta de corte para um novo trabalho ou opções de ferramentas para um projeto recorrente. O aplicativo reúne dados abrangentes sobre milhares de ferramentas de corte e aplicações, oferecendo recomendações completas sobre ferramentas com base nas informações cedidas pelo usuário.
Longe de ser um catálogo online, o Suggest é um seletor de produtos avançado que identifica rapidamente ferramentas e uma sequência de operações para processar a característica de uma peça dentro das tolerâncias necessárias. O Suggest pode gerar recomendações com um mínimo de dados. Porém, quanto mais informações um usuário fornecer, mais personalizada será a recomendação. Valores padrão dentro de cada campo de dados garante a facilidade do uso para todos os níveis de habilidade de trabalho com metal. Usuários podem ajustar seus dados inseridos a qualquer momento, assim como filtrar, organizar e comparar informações para ajustar de forma fina uma recomendação. Todas as sugestões de ferramentas podem ser salvas, compartilhadas eletronicamente ou até mesmo impressas para fácil distribuição.
O recurso abrangente facilita o planejamento do processo e oferece uma identificação fácil de ferramentas produtivas e econômicas, além de estratégias de corte para um trabalho específico. O acesso a competências técnicas comprovadas e conhecimentos no planejamento de processo, 24 horas por dia e 7 dias por semana, reduz significativamente o tempo de planejamento de processo geral.
(*) Patrick de Vos é gerente de Educação Técnica Corporativa da Seco Tools