
(07/02/2016 – (continuação) – Exemplo de ROI de um equipamento – Para se competir em manufatura, muitas vezes será o melhor produto técnico e solução que trarão o melhor retorno sobre o investimento. Dois exemplos ilustram esse raciocínio.
VMC
1) Ao comparar um centro de usinagem vertical de baixo custo (VMC) a um VMC de alto desempenho que custa 50% a mais, se uma empresa levar em conta que a máquina de alto desempenho é 10% mais rápida, representa um custo por peça 32% menor e possui margem bruta de 65%, mesmo custando 50% a mais essa máquina terá um retorno sobre o investimento melhor com um custo total por peça menor.
HMC
2) Comparar ação entre um centro de usinagem horizontal de baixo custo (HMC) e um HMC de alto desempenho:
Embora a máquina de alto desempenho custe 50% mais do que a opção de baixo custo, a máquina de alto desempenho produz mais peças, é 15% mais rápida, custa 19% menos por peça e gera duas vezes o retorno sobre o investimento. A margem bruta é de 25% na máquina de baixo custo e 54% na máquina de alto desempenho.
CONCLUSÕES
Para se manter competitivos atualmente, as empresas devem usar a tecnologia mais avançada disponível no mercado, e usar toda a sua capacidade. Adquirir uma máquina de alto desempenho pode aumentar dramaticamente o retorno sobre o investimento de uma empresa por meio de confiabilidade, precisão e desempenho de longo prazo.
• Máquinas de baixo custo possuem valor mínimo no final de três anos, enquanto uma máquina de alto desempenho retém 50% de seu valor.
• O projeto e a construção de uma máquina de alto desempenho melhoram os custos operacionais e a produtividade.
• Adquirir a solução de baixo custo acaba por custar mais à empresa devidos aos custos maiores de peças, menor vida útil das ferramentas, maior volume de refugo, tempo de parada não planejado e custos de manutenção maiores.
• A máquina de alto desempenho retém seu valor ao longo do tempo.
• A maneira como a qual a máquina é financiada pode afetar o custo de propriedade em longo prazo.
Para competir em manufatura, o melhor produto e a melhor solução técnica fornecem tipicamente o maior retorno sobre o investimento. Investir em centros de usinagem de alto desempenho em vez de opções mais baratas pode representar uma solução melhor para a empresa.
(*) Tom Clark é vice-presidente de engenharia e operações na Makino nos EUA. É formado pela Purdue University e possui diploma de Bacharel em engenharia mecânica.
(*) Tom Scherpenberg administra a área de finanças na Makino nos EUA. Possui mais de 30 anos de experiência no setor financeiro e é bacharel em contabilidade pela Universidade de Cincinnati.