Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 11 de setembro de 2025

Apoio:

Anúncio

24/05/2015

EMO Milano é apresentada ao mercado brasileiro


(24/05/2015) – A EMO, exposição mundial de máquinas operatrizes, robôs e sistemas da manufatura, promovida pela Cecimo – Comitê Europeu para a Cooperação na Indústria de Máquinas Operatrizes – e reconhecida como o mais importante evento mundial do setor, apresentou para o mercado brasileiro as novidades da edição 2015, que será realizada de 05 a 10 de outubro de 2015, em Milão. O evento reuniu em São Paulo jornalistas, empresários e representantes de entidades de classe e instituições ítalo-brasileiras.

Na ocasião, Pier Luigi Streparava, comissário geral da EMO Milano 2015, destacou a feira como a mais importante vitrine mundial para o setor de máquinas-ferramenta. “Serão apresentadas em Milão as Máquinas para Construir o Futuro”, fazendo analogia com o slogan escolhido para esta edição do evento. Segundo o executivo, a feira já conta com 1.300 expositores, que ocuparão mais de mais 120 mil m² de área expositiva. “Nossa expectativa é recebermos 150 mil profissionais, provenientes de 100 países, o que irá superar em 25% a visitação da última edição da EMO realizada em Milão, em 2009”.

O executivo informou que em 2015 a EMO contará com nova área dedicada exclusivamente às tecnologias de manufatura aditiva. O tema também será discutido numa série de reuniões, workshops e conferências especializadas, como o que será organizado pela Ucimu, em parceria com Aita e Cecimo, com o objetivo de destacar a vantagem competitiva decorrente da utilização dessas novas tecnologias em alguns procedimentos e processos de produção.

Já Luigi Galdabini, presidente eleito da Cecimo e atual presidente da Ucimu, a Associação das Indústrias Italianas de Máquinas Operatrizes, Sistemas de Automação e Robôs, reforçou em seu discurso a representatividade da indústria italiana de máquinas-ferramenta, que exporta 75% de sua produção: “A Itália ocupa a quarta posição no ranking mundial de fabricação de máquinas-ferramenta e a terceira nas exportações. Em 2015, a produção italiana de máquinas-ferramenta deve atingir o valor de 5,09 bilhões de euros, o que representa aumento de 5,2% em relação a 2014. O desempenho positivo deve-se ao incremento nas exportações e ao aumento no consumo interno, que deverá crescer 5,7%, chegando a 2,9 bilhões de euros”.

De acordo com Galdabini, a indústria mundial de máquinas-ferramenta deverá faturar em 2015 cerca de 60 bilhões de euros. Para os próximos dois anos a projeção é de crescimento. Em 2016, o incremento deverá ser de 5,2% e, em 2017, de 4,8%, passando, respectivamente, a 63 bilhões de euros e 66 bilhões de euros.

Dados da Ucimu, apresentados durante o encontro, mostram que cerca de 50% das importações brasileiras do setor hoje são provenientes da Europa. No último ano o Brasil importou da Itália em torno de 82,2 milhões de euros em máquinas-ferramenta, valor equivalente a 15,1% das importações brasileiras do setor, o que faz da Itália um dos principais parceiros do Brasil nesse segmento.

Mais informações: www.emo-milano.com.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: