(08/02/2015) – A GGD Metals, distribuidora de aços e metais sob medida, começa 2015 ofertando novo serviço: a pré-usinagem de blocos de aço. A empresa investiu R$ 1,4 milhão na aquisição de um centro de usinagem CNC, tipo portal, para atender demanda crescente entre seus clientes.
A nova máquina será utilizada para o desbaste de materiais brutos, entregando ao cliente a peça pronta para receber uma usinagem mais refinada. “Trata-se de um trabalho mais grosseiro, porém necessário, que prepara a peça para outros cortes e aplicações. É como descascar um bloco de aço”, explica André Dias, diretor-geral da GGD Metals. “Os clientes faziam isso com seus próprios equipamentos, apesar de desperdiçar tempo e mão de obra. Há cerca de três anos, começaram a pedir peças pré-usinadas e nós é que terceirizávamos o serviço, colocando em risco nossos prazos e garantia de qualidade”.
Segundo o diretor, houve certa resistência da própria GGD Metals em investir em equipamento para usinagem por temer concorrer com seus próprios clientes. Porém, eles próprios passaram a solicitar o serviço com frequência cada vez maior. “Ao oferecer o serviço, ganhamos competitividade, pois não inflacionamos o material com a terceirização e um de nossos grandes diferenciais – o prazo de entrega – continua intacto”, afirma Dias.
Para as indústrias com capacidade ociosa o serviço pode não ser necessário neste momento, mas o diretor é otimista: “Existem indústrias com capacidade lotada e pela questão da incerteza não querem investir em grandes máquinas. Então, investimos por elas para continuar crescendo”.
Para o executivo, o leque de competitividade que se abre não é só para a GGD como também para os seus clientes, que ganham rapidez, preço e podem pular a etapa da usinagem grosseira. “Já estamos funcionando em um turno e a expectativa é de aumentar o volume de vendas deste serviço da máquina para atuar em dois turnos”, completa.
Segundo a GGD Metals, a máquina tem capacidade para usinar peças de vários tamanhos, sobretudo as grandes (até 2.000 mm de largura por 4.000 mm de comprimento e altura de 800 mm) e suporta peças com até 14 toneladas. Trabalhando com aço 1045, o equipamento tem poder de remoção de 1099 cmᶟ por minuto, enquanto o padrão médio é de 400 cmᶟ por minuto.