(30/11/2014) – Foi inaugurado no final de novembro o Distrito Industrial Sete Lagoas II. Criado com o apoio da Codemig – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais o novo local atende às necessidades estratégicas das plantas da CNH Industrial no Estado. A área de 257 mil m², na rodovia MG 238, está localizada ao lado da fábrica da Iveco, fabricantes de veículos pesados do Grupo CNH Industrial.
O complexo industrial do grupo CNH em Sete Lagoas abrange as fábricas de caminhões e ônibus da Iveco, a planta de veículos de defesa da Iveco e a unidade de fabricação de motores diesel da FPT Industrial. Com o novo Distrito Industrial o grupo pretende atrais seus principais fornecedores de autopeças, gerando ganhos logísticos, de custos e de tempo.
Durante a cerimônia de lançamento do Distrito Industrial, realizada na Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas, Vilmar Fistariol, presidente da CNH Industrial para a América Latina, lembrou que as negociações para a instalação do novo distrito tiveram início há cerca de sete anos. Desde então, “a nossa produção de veículos de transporte na cidade cresceu quase cinco vezes, saltando de 3.500 unidades/ano para cerca de 16 mil unidades/ano”.
De acordo com o novo diretor de Compras da CNH Industrial para a América Latina, Osias Galantine, o novo distrito é uma resposta positiva ao investimento que a CNH Industrial tem feito no município. “É o começo de um novo processo de produção, pois teremos parte dos fornecedores por perto. Atualmente, 35% das compras de material direto da Iveco Sete Lagoas são feitas em Minas Gerais. Com o novo Distrito, somado ao processo de localização, a expectativa é que esse percentual aumente de 10 a 15%. Isso vai nos garantir mais competitividade”, disse.
Segundo Galantine, muitos já fornecedores já demonstraram interesse em ir para Minas Gerais. “Esses investidores, que têm fábricas em outras regiões do Brasil ou do exterior, ao escolherem Sete Lagoas, além de serem fornecedores da Iveco, eles ampliam as perspectivas da cidade, oferecendo condições competitivas, como já acontece com outros municípios brasileiros”, explica o diretor. Espera-se que o novo distrito gere 700 novos empregos na cidade.