(19/11/2014) – A Hyundai Rotem anunciou ontem, 18 de novembro, que irá construir em Araraquara sua primeira fábrica no Brasil. Serão investidos US$ 40 milhões, cerca de R$ 100 milhões, de acordo com o memorando assinado no Palácio dos Bandeirantes. Terreno de 150 mil m² para a construção da fábrica já foi adquirido.
A nova planta será a segunda maior da Hyundai Rotem no mundo e a estimativa é que o início de produção aconteça no primeiro semestre de 2016. A empresa já venceu duas concorrências e tem prazo, até agosto de 2016, para entregar 240 carros para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e 112 carros para o Metrô Bahia, em Salvador. Para isso, as obras de construção da fábrica devem terminar já no final de 2015.
Enquanto a nova fábrica estiver em construção, a Hyundai Rotem realizará a montagem dos trens encomendados por São Paulo e Salvador em uma planta alugada já existente em Araraquara.
De acordo com Andre Han, diretor-presidente da Hyundai Rotem Brasil, a necessidade de índice de nacionalização nas compras públicas influenciou muito a decisão da Hyundai Rotem de vir para o País. “Uma das tendências dos contratos de projetos ferroviários no Brasil é a demanda por conteúdo local. Temos inclusive um projeto de nacionalizar nossos subfornecedores, fazendo transferência de tecnologia para algumas empresas que já atuam aqui”, explicou.
Depois de atendidos os contratos com a CPTM e o Metrô Salvador, a Hyundai Rotem pretende continuar fabricando 200 carros por ano com novos contratos. “Estamos conversando com as três estâncias de governo para que a instalação de nossa fábrica seja o primeiro passo para a transformação de Araraquara em um polo ferroviário”, complementou Han. O empreendimento também vai abrigar a sede administrativa da empresa no Brasil. Mesmo após a conclusão do novo empreendimento, a ideia da Hyundai Rotem é manter o galpão alugado funcionando, como uma fábrica de apoio à planta principal.
O executivo explicou que a cidade foi escolhida por já abrigar outras empresas do setor ferroviário, como a Iesa, a futura fábrica de vagões da Randon e a recém-instalada fábrica de ar-condicionado para trens e metrôs da Ibayo-CLK, além de outros fornecedores do setor que devem ir para lá nos próximos anos. Araraquara, a 270 km da capital paulista, é considerada um ponto de encontro onde se cruzam todos os tipos de bitola e trilhos, o que a torna logisticamente estratégica.
chr38quot;Araraquara reforçou sua vocação econômica com a instalação de mais uma indústria da área de transportes na cidade. Para atender ao segmento e beneficiar a população, estamos implantando uma Fatec do setor metal mecânico, que vai formar mão de obra qualificada, estimulando o desenvolvimento da região e a geração de renda”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Nelson Baeta Neves Filho.